A receitinha de hoje vem acompanhada de história, fé, generosidade e boa sorte!
Você já ouviu que dia 29 é dia de comer nhoque? Ou que nhoque dá sorte?
A lenda diz que o santo italiano São Pantaleão, num dia 29 de dezembro do século IV, perambulava por um vilarejo da Itália camuflado de andarilho. Em busca de comida, bateu à porta da casa de uma família grande e que tinha pouco alimento, mas apesar disso, gentilmente dividiram o seu nhoque com o andarilho. A cada um, coube 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e foi embora. Quando a família foi recolher os pratos, descobriu embaixo de cada um, moedas de ouro.
Após rodar o mundo, a história se transformou em uma tradição, que garante fartura e sorte às famílias.
A simpatia do Nhoque da Fortuna deve ser realizada sempre no dia 29. Coloque uma nota ou moeda de qualquer valor debaixo do prato e coma os 7 primeiros nhoques de pé, com pensamento positivo e mentalizando seus maiores desejos.
Depois pode se sentar e terminar a refeição à vontade. O dinheiro que você colocou sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29. E é claro, não se esqueça de praticar a gentileza e generosidade!
Se você ficou tentado a fazer a simpatia, segura aí a receita delicinha de nhoque à bolonhesa.
Nhoque à bolonhesa
Rende 5 porções
Ingredientes:
Para a massa
1kg de batatas
2 ovos
1 pitada de noz moscada
4 colheres (sopa) de parmesão ralado (opcional)
Sal a gosto
Farinha de trigo
Para o molho
250g de carne moída
60g de cenoura ralada
60g de salsão picado
60g de cebola picada
1 colher (chá) de ervas picadas
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de molho de tomate
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de caldo de carne
Sal a gosto
Preparo:
Molho bolonhesa
Em uma panela, aqueça a manteiga e o azeite. Doure a cebola, acrescente o salsão e a cenoura e refogue. Junte a carne e refogue mexendo bem para que fique soltinha e sem pelotas. Acrescente o molho de tomate, o caldo de carne as ervas e o vinho branco. Deixe cozinhar para apurar o molho até desmanchar toda a cenoura e amolecer muito bem o salsão. Acerte o sal e reserve.
Massa
Cozinhe as batatas com casca em uma panela com bastante água. Assim que estiverem cozidas, descasque e passe-as num espremedor de batatas. Acrescente dois ovos inteiros, o queijo e os temperos e misture bem.
Acrescente a farinha de trigo até chegar numa consistência firme, retire da vasilha e sove um pouco sobre uma mesa polvilhada de farinha para não grudar.
Em seguida, faça rolinhos com a massa de aproximadamente 30 centímetros de comprimento e 2,5 cm de espessura. Corte em pedaços de 2 cm. Ferva bastante água, tempere com sal e acrescente os nhoques. Quando eles boiarem, retire da panela e reserve.
Finalização
Aqueça o molho.
Em uma frigideira derreta um pouco de manteiga e salteie o nhoque, se quiser pode acrescentar um pouco de ervas frescas bem picadas. Sirva o prato ou monte em um refratário, cubra com o molho e finalize com parmesão ralado!
Agora é só seguir a simpatia. Se não tiver fortuna, ao menos fartura essa receitinha garante!
Se você for um apaixonado por massas não deixe de experimentar nossa receita de Espaguete à Carbonara.
Para receber nossas delícias no conforto da sua caixa de entrada, cadastre-se aqui:
Beijitos e até a próxima!
Deixe um comentário