Essa receita de hoje é suuuuuper especial! Esse Torrone é uma delícia feita pelo Leando Boaventura, talento autoditada da confeitaria de BH, arrasando na @praline_pao_de_mel.
Eu já sigo o insta do Leo há um tempo e amo, o dia que eu vi a foto dessa delícia por lá fiquei doida pra fazer. O Léo, mais que generoso, veio compartilhar essa receita com todos os segredinhos aqui no Casa. Se você quiser encher seu coração de açúcar também, siga ele lá no insta, é @leo_boaventura_bh.
Não vou falar que essa é uma receita fácil, é uma receita complexa e linda! Além disso vai ser mais assertivo se vocês tiverem balança e termômetro na cozinha. Aqui o Leo explica tudo bem certinho pra fazer sem esse apetrechos culinários, mas quem gosta de confeitaria sabe, a precisão é tudo!
Chega de papo e vamos a essa gordelícia irresistível, que a propósito, é uma das minhas favoritas.
Legítimo Torrone Italiano
Tempo de preparo: 1 hora e meia mais 8 horas de geladeira
Rendimento: 7 barras grandes, 14 médias ou 42 quadradinhos pequenos
Ingredientes:
Para o recheio:
500g de mix de castanhas de sua preferência (amendoins, avelãs, nozes, amêndoas, pistache, macadâmias, castanhas do para, castanhas de caju, etc.)
200g de mix de frutas desidratadas de sua preferência (passas brancas ou pretas, damascos, figos, morangos, laranja, etc)
Para o marshmallow:
60g de claras [2 claras de ovos bem grandes]
30g de açúcar refinado ou impalpável [2 e 1/2 colheres (sopa) não muito cheias]
Calda de especiarias:
360g de açúcar cristal [1 copo de 200ml cheio e mais 1 faltando 1 dedo]
120ml de água
30g de mel ou xarope de glucose [1 colher (sopa) bem cheia mais meia colher]
2 paus de canela
Raspas de 1 laranja ou limão
Meia fava de baunilha ou extrato de baunilha
Calda de mel :
240g de mel [1 copo de 200ml faltando 2 dedos]
Modo de preparo:
1 – Com antecedência, leve as castanhas para serem tostadas em forno médio pré-aquecido com os seguintes cuidados:
Castanhas de caju já tostadas não deverão ir ao forno.
A ordem em que geralmente as castanhas tostam primeiro é:
– macadâmias, nozes, castanhas de caju cruas e castanhas do Pará
– avelãs e amêndoas
Portanto, coloque separado em tabuleiros menores as macadâmias e nozes das avelãs e amêndoas. Assim você poderá retirar as que primeiro tostarem. Vá sempre abrindo o forno e provando. Deixe esfriar e reserve.
2 – Prepare a calda de especiarias. Leve todos os ingredientes para ferver em fogo alto até a temperatura de 145°, ou ponto de bala firme, que você pode testar pingando um pouco da calda em um prato com água gelada e depois com os dedos retirando do fundo do prato e conferindo se formou um “puxa”. Depois de uns 10 minutos de cozimento da calda de especiarias, comece a preparar a calda de mel.
3 – Prepare a calda de mel. Em uma panela alta, ferva o mel em fogo baixo até a temperatura de 125°, que ocorre cerca de 8 minutos depois de o mel ter levantado fervura. É importante usar uma panela alta, pois o mel irá espumar e subir. Mantenha as duas caldas cozinhando para que elas cheguem à temperatura ideal juntas. Assim que a calda de mel levantar fervura bata o merengue para o marshmallow.
4 – Em uma batedeira bata as duas claras o ponto de pico firme, depois acrescente aos poucos os 30g de açúcar sempre batendo. É importante bater o merengue enquanto as caldas cozinham, pois se o merengue for preparado antes e ficar muito tempo esperando ele pode “murchar e perder o ponto de pico.
5 – Assim que as caldas estiverem no ponto, escalde o merengue com a calda de mel. Com a batedeira ligada, despeje lentamente a calda de mel sobre o merengue em um fio fino e contínuo até que acabe. Não despeje nas pás da batedeira e nem nas bordas da tigela, mas sim sobre o merengue.
6 – Na sequência, escalde o marshmallow com a calda de especiarias da mesma forma. Não esqueça de retirar os paus de canela e a fava de baunilha antes.
7 – Deixe o merengue bater por cerca de 10 minutos, até esfriar.
8 – Agregue as castanhas tostadas e os frutos secos e misture bem.
9 – Despeje sobre um tabuleiro pequeno (20 x 30 cm) revestido com papel manteiga untado com óleo. Espalhe bem e cubra com outro papel manteiga também untado com óleo. Aperte muito bem com as mãos até que consiga ter nivelado bem a superfície do torrone. Leve à geladeira por 8h.
10 – Desenforme e corte o torrone em barras grandes, barras pequenas ou até cubinhos. Mantenha refrigerados até o momento de servir.
Variação: Pode-se ainda banhar o torrone em chocolate ou polvilhar com um fina camada de açúcar impalpável.
Divirta-se!
O Leo e eu esperamos que vocês tenham gostado dessa receita, mais que especial.
Se quiser mais delícias como essa, direto no seu e-mail, cadastre-se!
Beijocas e até a próxima!
Vini diz
Ficou suuuuuper doce (aproveitando a expressão do início do relato). Ficou repugnante de tão doce. Pior foi perder os ingredientes e o dinheiro. O torrone genuinamente espanhol não deve ser assim, certo?
Andrea ristRetti diz
Linda receita! Fido digna de uma renomada carta de receitas.
Porém devo mencionar que o ‘’Torrone’’ é um doce espanhol e não italiano.
Portante não és um legítimo..
Georgia Atella diz
Amei a receita vou tentar fazer e dou um feedback!!!