A receitinha de hoje é o toque de mãe na cozinha aqui de casa. Sabe quando vem na receita aquele “tempere a gosto”? Aqui em casa esse tempere a gosto é sinônimo de use o tempero da mamãe, hehehe. A minha mãe faz um tempero de ervas perfeito para carnes e aves, sem falar no quanto ele é prático!
Como daqui a um tempo eu vou pra minha casa, vou querer fazer esse temperinho pra mim também, né! Lá fui eu atrás dela na cozinha, medir e pesar tudo pra conseguir fazer igual.
Já que o nosso caderninho de receitas aqui é compartilhado, anota aí que seu problema de tempero agora tá resolvido, tem tempero de alho para o arroz e feijão de todo dia e de ervas para carnes e aves.
Tempero de ervas para carnes vermelhas e aves
(Rende aproximadamente 500 g de tempero)
Ingredientes:
60 g de cebolinha
25 g de manjericão
12 g de coentro
1/2 galho pequeno de alecrim, usar só as folhas.
125 ml de óleo
125 g de alho descascado
1/4 cebola grande
350 g de sal
1 colher (café) de cominho
1 colher (café) de louro em pó
1 colher (chá) de orégano desidratado
Preparo:
Pique grosseiramente as ervas frescas e a cebola e reserve. No liquidificador bata as ervas com óleo até que vire uma pasta. Aos poucos vá acrescentando a cebola e o alho e continue batendo.
Despeje o conteúdo batido em uma tigela, acrescente os temperos secos e misture bem. Por fim misture o sal. Coloque o tempero em um vidro esterilizado, cubra a parte superior do tempero com óleo e tampe bem. Guarde o tempero na geladeira.
Obs.: Use 1 colher (sopa) para cada 1 kg de carne.
Tempero de alho
(Rende aproximadamente 750g de tempero)
Ingredientes:
250 g de alho descascado
125 ml de óleo
500 g de sal
1 colher (chá) de cominho
Preparo:
Bata o alho descascado com o óleo em um processador até formar uma pasta. Em uma bacia misture a pasta com o sal e o cominho. Guarde o tempero em um pote esterilizado e bem tampado.
Gente, esses temperos duram meses, ficam perfeitos! O sal e o alho funcionam como conservantes naturais, é impressionante como o tempero de ervas fica verdinho até o final do pote.
Acabou aquela de história de ficar socando tempero todo dia, nada de usar industrializados cheios de conservante e nem de fazer uma carninha delícia num dia e nunca mais fazer igual.
Experimenta aí e depois me conta!
Se quiser receber nossas receitinhas direto no seu e-mail, é só deixar ele aqui:
Beijitos e até a próxima!
Silvana diz
OI SERÁ QUE PODE ME AJUDAR?ESTOU FAZENDO TEMPERO VERDE Mas estou observando que quando fica fora da geladeira ele perde a cor.O que posso fazer ? OBRIGADA Silvana
Jhosselin Shessira diz
Oi Irene! estiveram deliciosas as recetas. Obrigada! Sabe que outros temperos posso fazer com o orègano?
Irene Moraes diz
Ei Jhosselin!
Que bom que gostou! Não tenho uma receitinha específica com orégano, mas ja usei ele fresco na manteiga para grelhar o filé e fica uma delícia!
Se experimentar, depois me conta.
Beijos!