Enfim chegou a hora de falar da nossa primeira laje.
Quando compramos a casa, sabíamos que a transformação que estávamos pensando seria geral. A gente já previa que teríamos que fazer reforço estrutural para construir o segundo andar, mas não estávamos contando com a necessidade de refazer a laje da casa.
Logo de cara, quando chamamos o engenheiro para avaliar o que teríamos que fazer, ele já sinalizou que precisaríamos refazer a laje da casa. Já que o objetivo é construir em dois pavimentos, a laje da casinha é muito fraca e não é suficiente.
Pensamos em derrubar, mas haveria o gasto de mão de obra e equipamento para a demolição e o grande gasto para remoção dos entulhos. Já conversamos sobre isso no post da remoção dos entulhos. Mesmo retirando com a pá carregadeira e o caminhão ainda ficaria caro. Além disso, a gente iria precisar comprar uma laje nova para substituir a que foi removida.
Para evitar esses 3 gastos, demolição, remoção e materiais novos, decidimos usar a laje antiga como “forma” e fazer um novo concreto por cima.
Nossa primeira laje foi um pouco mais bagunçada do que será a segunda, porque a primeira é reforma, então tem muita emenda na laje e muito recorte para colocar as vigas do reforço estrutural.
Com os pilares e vigas prontos, compramos as ferragens montadas e decidimos usamor mão de obra 100% manual. Concreto na betoneira e subir todo o material com o guincho. Foi um dia bagunçado, com bastante gente trabalhando na obra. Demorou bastante, mas tá prontinha a laje!
Deixamos os conduítes para a fiação elétrica já passados, assim como fizemos nas vigas.
Trabalhamos com tela eltrosoldada Q138. Esses espaçadores plásticos servem para que a tela não fique encostada na base e sim no meio do concreto.
Dei uma passadinha na obra para ver o trabalho do pessoal. A montanha de entulhos encostada no muro está tão alta que deu para subir por ela, sentar no muro e tirar uma fotchenha.
Assim que finalizarmos essa etapa da laje, vai ter que rolar outra rodada de pá carregadeira para remover os entulhos… Como já contei pra vocês neste post aqui, quando o volume é grande, remover com a pá carregadeira é vantajoso.
Ficamos com um cacete de laje, porque ela ficou bem grossa, mas resultou em bastante economia então, foi boa ideia! Kkkkkkkk
A laje antiga fica aparecendo na parte interna da casa, o que é uma marmota, mas se aguentem aí junto comigo. Porque lá na frente a gente resolve isso. Paciência é uma virtude na construção.
O importante é que temos laje nova no pedaço! o foco agora é para o alto e avante. #VemSegundoAndar, estou de braços abertos te esperando.
Para acompanhar as novidades da casinha bem pertinho, é só se cadastrar!
Beijitos e até o próximo capítulo da nossa saga da construção.
Deixe um comentário