Arquiteto ou Engenheiro, qual escolher? Já me fizeram essa pergunta algumas vezes, e eu sempre costumo dar a mesma resposta: De preferência os dois, mas depende do seu projeto…
O arquiteto e o engenheiro civil são profissionais complementares em uma obra. A verdade é que eu acho que todo mundo deveria contratar os dois, mas como sempre, tem algumas exceções que realmente não precisam de ambos. O importante é saber exatamente o cada profissional tem a oferecer e em que a contratação vai te beneficiar, assim fica fácil de decidir.
Vamos então entender as funções para acertar na escolha:
Arquiteto
O arquiteto é focado na parte humana da construção. Vai trabalhar na elaboração da planta, entorno e fachada. Fazer uma boa distribuição dos espaços de forma racional, com foco em questões relacionadas à estética, ergonomia, iluminação, ventilação, insolação e ideias ligadas ao paisagismo e design de ambientes.
A formação em arquitetura envolve tanto conhecimentos como conforto ambiental e história da arte, quanto conhecimentos da área da Engenharia. Contudo as disciplinas da engenharia não são tão aprofundadas, pois tem por objetivo apenas habilitar o profissional a verificar antecipadamente se o seu projeto é viável.
Engenheiro Civil
O engenheiro civil tem por função encontrar as melhores soluções técnicas para a implantação do projeto do arquiteto. Cabe ao engenheiro fazer o cálculo para que toda a estrutura da construção seja viável e segura, dimensionar a fundação, as vigas e as colunas, calcular a distribuição das forças e cargas, especificar a resistência dos materiais a serem utilizados na obra visando à economia e estabilidade da construção, além de atuar com os projetos complementares (elétrico, hidrossanitário, entre outros).
A formação em engenharia civil, apresenta uma base mais sólida em ciências exatas, com várias disciplinas focadas em matemática e física. Os engenheiros também têm aulas de desenho e projeto arquitetônico, mas esses conteúdos são apenas complementares.
Para fins de responsabilidade legal tanto o arquiteto quanto o engenheiro podem ser assumir a responsabilidade técnica pelos projetos, execução e fiscalização das obras.
O engenheiro pode assinar um projeto arquitetônico da mesma forma, o arquiteto pode gerenciar uma obra, função que normalmente é do engenheiro.
Agora que especificamos a função de cada um, fica fácil saber de qual profissional você vai precisar. Por exemplo, se for fazer uma reforma que não impacte na estrutura do imóvel, só precisa do arquiteto; se for fazer um reforço na estrutura da sua construção, só precisa do engenheiro; se for construir uma casa do zero ou fazer uma grande ampliação, aí você precisa dos dois! Para deixar esse post bem completinho eu resolvi fazer uma lista rápida de três vantagens em se contratar cada profissional:
Arquiteto:
1. Melhor aproveitamento do terreno e dos espaços internos do imóvel
2. Soluções estéticas mais modernas e funcionais
3. Melhor planejamento para aproveitamento de iluminação e ventilação natural
Engenheiro:
1. Maior segurança e confiabilidade na estrutura da construção, evitando trincas, rachaduras e até desmoronamentos
2. Economia de materiais com o dimensionamento correto das estruturas
3. Maior durabilidade da construção
Espero que este post tenha te ajudado e que você faça um excelente escolha, essa decisão é fundamental para seguir com uma obra tranquila e correta!
Se você acaba de descobrir que quer contratar um arquiteto, não deixe de conferir nosso post
10 dicas indispensáveis para escolher seu arquiteto.
Para receber as nossas novidades sobre casa e construção fresquinhas, cadastre-se
Beijos e até a próxima!
Deixe um comentário