Agora que vocês já conheceram um pouco dos nossos planos para a casinha no post anterior, quero falar pra vocês sobre a nossa escolha de construir um segundo pavimento.
Acho que quem decide construir acaba se deparando com o dilema, 1 ou 2 pavimentos? Casa térrea ou sobrado? No nosso caso não foi diferente. Quando compramos a casa, a ideia inicial já era, reformar o primeiro pavimento e construir o segundo. Conversamos com arquitetos e construtores e recebemos várias opiniões, muita coisa para colocar na balança.
Por fim, nós decidimos fazer um sobrado, 2 pavimentos. Vou apresentar para vocês os prós e os contras, assim fica fácil tomar uma decisão com base nas suas possibilidades. Bora lá?
Desvantagens dos dois pavimentos
Maiores exigências técnicas em projetos: os projetos custam mais caro e demandam mais cálculo estrutural
Custo de obra elevado: as estruturas para sustentar dois pavimentos custam mais caro. Além disso, a escada é um elemento construtivo caro e ocupa bastante espaço dentro do projeto, te obrigando a construir uma área maior do que a necessária para o mesmo número e padrão de cômodos que em uma construção térrea. É importante considerar que o gasto com andaimes será maior, a mão de obra e energia empregadas para elevação de materiais será um gasto a mais, sem falar que o trabalho em situações específicas de altura às vezes é mais lento.
Maior facilidade de patologias estruturais: quanto maior a quantidade de pavimentos, mais a estrutura estará sujeita a trincas, rachaduras, sobrecargas e afins.
Manutenção mais difícil: fazer limpeza, pintura e instalações de outros elementos pós-obra em locais mais altos é mais difícil e, portanto, mais caro.
Efeitos ao entorno: construções em dois pavimentos criam mais áreas de sombra no quintal.
Tendência a consumir mais energia: as áreas de absorção de calor são maiores, por isso, tendem a consumir mais energia para manter a climatização.
Vantagens dos dois pavimentos
Maior valorização do imóvel: imóveis de dois pavimentos tendem a ser mais valorizados pelo mercado.
Maior área de lazer descoberta: construindo em dois pavimentos, há um melhor aproveitamento da área do terreno, sobrando mais espaço para estacionamento e lazer no imóvel.
Melhor aproveitamento de luminosidade e ventilação: construções em dois pavimentos recebem melhor luminosidade e também recebem mais vento o que favorece a economia com luz e ventilação elétrica.
O resumo da obra é o seguinte:
Construir em dois pavimentos é bem mais complexo e caro. Apesar disso, nós optamos pelo sobrado, porque nosso lote não é grande e ter um bom espaço de quintal é fundamental pra gente. No mínimo, não vamos poder reclamar que não tínhamos consciência das dificuldades da nossa escolha. Que venha a obra!
Se quiser conhecer a primeira etapa do projeto da nossa casinha, vem ver o Estudo Preliminar.
Espero que o post tenha sido útil para você.
Se quiser acompanhar mais novidades sobre casa e construção, deixe seu e-mail:
Beijitos e até a próxima!
Deixe um comentário