Você sabia que existe um tipo de brita certo para cada aplicação?
Tá aí pensando que brita é tudo igual? É nada seu bobo!
Vem entender tim tim por tim tim pra não comprar gato por lebre.
O que é Brita?
A Brita é produzida a partir de rochas maiores (granito, gnaisse, calcário e basalto) extraídas de pedreiras e trituradas. Ela tem várias classificações de acordo com o tamanho na qual é fragmentada, e cada um desses tamanhos é usado para um propósito específico no ramo da construção civil.
Cabe ao engenheiro e aos responsáveis pela obra decidir qual especificação usar, de acordo com as necessidades do projeto e sempre respeitando as normas técnicas.
Qual a melhor brita?
Além da variação de tamanhos, tem também a variação do tipo de rocha, que influi muito na aplicação da brita. A escolha errada da brita pode prejudicar na resistência e na durabilidade do material onde ela será empregada.
95% dos agregados para concreto britado usados no Brasil são de origem granítica, basáltica ou calcária.
Sendo que as mais comuns são a brita Gnaisse (granítica) e a Calcária
Brita Gnaisse
A gnaisse é uma rocha granítica composta principalmente de quartzo e feldspato. São rochas de elevada resistência e apropriadas para a maioria dos propósitos da engenharia.
Brita Calcária
São rochas sedimentares compostas por mais de 50% de materiais carbonáticos (calcita ou dolomita). A principal aplicação na construção civil é como matéria-prima para a indústria cimenteira, de cal, vidreira, siderúrgica e como corretor de solos.
Sendo assim, é muito melhor usar um granito ou basalto do que usar calcário, que tem baixa resistência abrasiva.
Para que serve cada tipo de brita?
Pó de brita
Sua malha é de 5 mm, e é muito utilizado para obtenção de concreto com textura fina, como em calçadas, na fabricação de pré-moldados, já que dá maior facilidade de modelagem, como estabilizador de solo na produção de argamassa para o contrapiso. É também muito usado nas empresas que mexem com produção de asfalto.
Brita nº 0 ou Pedrisco
A malha é de 12 mm e ela é bem pequena, sendo muito usada na produção de vigas, lajes pré-moldadas, tubos, blocos de concreto para construção e fundação, paralelepípedos de concreto moldados, aqueles de encaixe, para a produção de chapisco, blocos e manilhas.
Brita 1
A malha é 24 mm, o dobro da brita 0 e é a mais usada em todos os processos da construção civil, pois é a mais usada na produção de concreto para as colunas, que não parte crucial quando se trata de qualidade necessária, vigas e lajes, ou seja, quase tudo. Nas construções de grande porte como prédios e grandes espaços comerciais ela é ainda mais usada.
Brita 2
Tem malha 30 mm e é utilizada somente quando há necessidade de um concreto mais resistente, normalmente em construções de porte maior e que tenha que suportar mais peso. O concreto é chamado de concreto bruto, e é requerido em pisos de maior espessura.
Brita 3
A malha é ainda maior, dessa vez com 38 mm, e já não é mais usada em processos normais de construção, mas em obras de base, como aterramento, nivelamento ferroviário e na instalação de drenos.
Ainda há classificação para as pedras maiores, que não são mais britas, que é a pedra marroada ou pedra de mão, com 200 mm, usada normalmente em grandes muros de contenção, barreiras, aterramento, assentamento, etc.
Então já sabe, na hora de comprar brita, pergunte se é gnaisse, siga a determinação de tamanho informada pelo engenheiro e fique de olho no material que você vai receber.
Espero ter ajudado!
Se você gostou deste, leia também os nossos posts sobre tipos de areia e tipos de cimento.
Para acompanhar nossas novidades sobre construção, cadastre-se:
Beijitos e até a próxima!
Luiz carlis diz
Trabalho com fabricação de vasos de plantas e busco mais conhecimento sobre qual cimento e areia devo usar para maior durabilidade e kecesa dos casos
JANE Feminino RAMOS diz
Ola gostaria de saber sobre pedra marroada .
Valores e locais pra compra .
Tenho onteresse .
Desde ja agradeço