Entre os anos 1950 e 1970 o estilo industrial chegou à decoração. Nascido graças à transformação de galpões industriais e estúdios de Nova York em estilosos lofts residenciais para inquilinos descolados. Quando as casas invadem os espaços industriais, mais baratos e capazes de acomodar uma grande quantidade de pessoas, inaugura-se um novo estilo de decoração que reflete o dinamismo e o despojamento urbano até hoje.
Esses amplos espaços industriais, repletos de tijolos, vigas e tubulações expostas, madeira, metal e muito concreto, em contraste com uma decoração sofisticada, servem de referência para a criação da casa contemporânea.
Open space
O conceito open space do estilo industrial dispensa paredes em benefício de ambientes fluidos e funcionais, os espaços íntimo e social foram integrados com muito charme e praticidade. Sem paredes para isolar as pessoas, quarto, sala, copa e cozinha se fundem em um único espaço multifuncional, ideal acima de tudo para receber amigos e familiares com muito conforto e estilo despretensioso.
Bruto, mas de coração mole
A aparência bruta e a sobriedade da decoração industrial acompanham e combinam perfeitamente com os estilos vintage e rústico, por isso não é raro encontrarmos os mesmos elementos transitando entre as diferentes tendências de decoração.
Com ares de man cave e mood cosmopolita, o segredo da decor industrial é conseguir equilibrar todos os elementos dentro da decoração para construir um conjunto harmonioso e complementar que reflita a sua personalidade e o seu gosto.
Como transformar a minha casa em um refúgio estilo industrial?
Como se originou dos grandes galpões industriais a essência da decoração estilo industrial está nos ambientes amplos e integrados, com pé direito alto, grandes portas, janelas e acabamentos “brutos”.
Os tijolos de barro expostos, o concreto de pilares e vigas aparente, cimento queimado em pisos, paredes e tetos, estruturas metálicas visíveis e acima de tudo as tubulações e fiações externas que são marca registrada do estilo industrial.
Quando colocados em evidência, as tubulações e fiações, instantaneamente criam uma atmosfera urbana e moderna na decoração. O que antes só se via em instalações industriais, ganha espaço e destaque na decoração.
Os eletrodutos, aqueles tubos de metal por onde passa toda a fiação, podem ser empregadas de maneira funcional ou assumir por contornos especialmente criados para compor o ambiente. Em seu acabamento natural, os eletrodutos tem aspecto metálico prateado que com o tempo ganha tons mais escuros de oxidação. Eles também podem ser pintados de uma cor que combine com o estilo do ambiente ou mesmo com cores mais chamativas e contrastantes.
Deixe entrar o estilo industrial
Outro elemento de destaque na decoração industrial são as portas. Elas dão versatilidade aos ambientes integrados, permitindo ampliar espaços ou trazer privacidade. As portas de correr ficam perfeitas neste tipo de decoração, que encaixa bem com as estruturas de roldanas expostas. Aquelas feitas com materiais em estilo porta de celeiro ou portas em aço corten também são uma boa pedida.
Apetrechos feitos em casa, mobiliário construído com peças de maquinário antigo e toda sorte de iniciativas do tipo faça você mesmo são elementos que caracterizam o estilo industrial e que o tornaram uma tendência.
A exposição de elementos estruturais confere uma atmosfera moderna aos ambientes de decor industrial. Contudo toda essa falta de acabamento e aspereza nas estruturas, deve ser equilibrada com elementos elegantes, sofisticados. Também é possível usar materiais naturais como por exemplo madeira e tecidos macios de algodão e lã para suavizar o ambiente.
Separamos alguns princípios fundamentais da decor industrial para te guiar
Cores no estilo industrial
As cores sóbrias são predominantes na decoração industrial. Preto, cinza, branco, toda a escala de tons cimentícios, tons terrosos, mel e pistache, vão portanto dominar a maior parte do ambiente.
Os detalhes e destaques ganham pontualmente cores mais vivas e vibrantes, neste caso, em geral, são eleitas cores primárias, azul, amarelo, vermelho e verde.
Iluminação industrial
A iluminação natural é muito importante na construção das fábricas e galpões, por isso esses espaços costumam ter portas e janelas bem amplas.
As janelas grandes com estrutura metálica são um forte elemento na decoração industrial, por isso deixe a luz ambiente entrar.
Para a iluminação artificial, jogue com os efeitos de luz e sombra, criando destaques da sua decoração.
As estrelas do estilo industrial na decoração são as lâmpadas à vista, de preferência as lâmpadas de filamento. O fios à mostra dispensando lustres e outros tipos de suporte dão o toque final. Hoje nós temos a disposição um repertório de lâmpadas de filamento incríveis, inclusive com opções de filamento em LED que são econômicas e não esquentam.
As luminárias pendentes com aspecto de peças industriais ou com aramados também são uma boa pedida.
Outra forte tendência em iluminação no estilo industrial são os trilhos, que desempenham importante papel na composição de iluminação focal nos ambientes.
Não podemos deixar de fora os neons, vedetes do estilo industrial que deixam as ruas e ganham cada vez mais espaço na decoração das casas.
Integração de espaços
No Estilo Industrial os ambientes não apenas se fundem, mas acumulam funções. Os espaços são otimizados, o que permite que um ambiente usado como sala de dia e se transforme em um quanto a noite, por exemplo.
Essa também é uma característica forte da decoração moderna que, por sinal, caminha lado a lado com o estilo industrial.
Materiais
Já falamos do cimento queimado, concreto, tijolinho, mas a mistura de materiais e texturas na composição dos espaços é intensamente explorada no design industrial.
- Aço corten
- Inox
- Alumínio
- Cobre
- Cabos de aço
- Madeira de demolição
- Vidro
- Granilite
- Algodão
- Lã
- Couro
Esses são alguns dos materiais que você vai ver de maneira recorrente no mix das decorações industriais.
Renove e inove
As aplicações são atípicas, por exemplo, se normalmente vemos inox e aço nas cozinhas, aqui veremos aplicado nos mobiliários de quartos e salas. A madeira de demolição ganha espaço em banheiros, os escritórios ganham elementos suspensos por cabos de aço, o céu é o limite!
Falando em mobiliário, o reúso de móveis de escritório em outros ambientes como arquivos, prateleiras e armários de aço caem muito bem. Os móveis reciclados podem compartilhar tranquilamente o espaço com os móveis de design.
Usar materiais inusitados para construção de móveis como vergalhões de construção, escadas e cavaletes é uma combinação interessante. Assim como o uso dos tambores na decoração.
As composições que misturam mobiliário de linhas retas e sem excessos, elementos de arte urbana como graffiti e pôsteres também fazem sucesso.
Lançar mão de elementos comuns da vida urbana como baús, placas, neons e grandes relógios completam a atmosfera cosmopolita do design industrial.
As divisórias com estruturas ousadas como gradis, telas metálicas ou vidros são um elemento muito explorado na decoração estilo industrial. Como os ambientes são integrados as divisórias oferecem um recurso flexível para criação de privacidade em alguns espaços e por isso são muito empregadas.
Itens metálicos (preferencialmente de cobre), como bancos e luminárias, são excelentes alternativas para criar uma atmosfera agradável e com toques industriais.
Já para os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos prefira os de aço inox ou metal preto. Tanto no estilo retrô como em linhas de design mais arrojado existem muitos eletrodomésticos disponíveis nesses materiais.
Estilo industrial e o conforto
Contemporâneos e cosmopolitas os adeptos da decoração industrial não abrem mão do conforto, afinal seu refúgio deve ser acima de tudo aconchegante. Use e abuse dos estofados de couro, mantas, colchas e almofadas em algodão, lã e linho.
Agora que já conhecemos bem a estética, você que não mora em uma construção industrial com o pé direito gigante e portas avassaladoras está aí pensando que não é pra você.
Os novos apartamentos, cada vez menores, pedem por alternativas funcionais e viáveis na hora de serem decorados. O estilo industrial pode ser incorporado na sua casa sem precisar fazer mudanças estruturais e por isso é uma excelente alternativa para todos os perfis de construção.
Abuse dos novos recursos disponíveis a seu favor e transforme seu ambiente sem grandes reformas, o que é uma solução viável para qualquer imóvel.
Hoje temos papéis de parede que imitam tijolo ou concreto, soluções práticas para revestir as paredes com cimento queimado.
Instale lâmpadas novas, trilhos de iluminação e eletrodutos sem quebra-quebra. Aproveite móveis de metal antigos e garimpe acessórios decorativos que têm a ver com o estilo industrial. Tá feita sua nova decoração!
Espero que este post tenha te ajudado a conhecer melhor as origens e elementos da decoração industrial.
Para você que já decidiu que este é o seu estilo, confira nossa seleção de produtos industrial cosmopolita na Loja de Irene e garimpe o seu.
Cadastre seu e-mail e receba mais referências de decor para sua casa:
Beijitos e até a próxima!
Gustavo diz
decoração no estilo industrial é muito melhor com inox, fica tudo tão perfeito!
https://www.projinoxindustria.com.br