Se pensarmos nas nossas origens é comum encontrarmos laços afetivos com ambientes de decoração rústica. A maioria de nós tem origens familiares no campo. Avós que vieram do interior ou experiências de infância na fazenda fazem parte do repertório da maioria das pessoas.
Essa vivência saudável, de pés no chão e contato com a natureza, é uma herança do período colonial e está cada vez mais escassa na nossa rotina. A decoração rústica é um caminho para resgatar nossa ligação espiritual com a terra, com as nossas origens e com um estilo de vida mais saudável.
Esse movimento é crescente nos grandes centros urbanos. Iniciativas como fazendas urbanas onde você pode alugar um espaço e ter a experiência de plantar sua própria horta ou pomar estão ficando cada vez mais difundidas.
O aumento da procura por parques e áreas verdes nas cidades também é um indicativo de que nem só de concreto e tecnologia vive um centro urbano. É preciso colocar um pouco de alma nessa rotina.
Quando pensamos em uma decoração rústica, logo nos vem à mente uma casa de campo, forte, resistente e acolhedora. Mas essa não é a realidade da maior parte dos lares hoje, nossas moradias estão cada vez mais compactas e com menos verde.
Isso não significa que explorar nossas memórias afetivas e decorar trazendo elementos de rusticidade e da natureza para dentro do nosso lar, esteja limitado à vida na fazenda. O clima campestre, informal e com toques de modernidade é uma solução charmosa e aconchegante para quem ama a vida no campo, mas precisa viver na cidade.
Foi-se o tempo em que uma decoração com estilo rústico era exclusividade das casas de campo. Casas e apartamentos decorados em estilo rústico moderno, rústico chique ou rústico industrial estão por aí a todo momento, pra provar que a simplicidade da vida no campo tem muito espaço na cidade.
Resgate às Origens
Deixe entrar o clima do resgate às origens, da sustentabilidade e do amor pela natureza. Abra espaço para os elementos naturais e deixe eles ganharem evidência na sua casa. Nostalgia, afeto e conforto, a decoração rústica tem esse efeito.
A decor rústica pode ser empregada em qualquer ambiente, com pequenos detalhes simples já é possível trazer grandes efeitos de rusticidade para um ambiente.
O acabamento rudimentar de alguns elementos abre grandes possibilidades para botar a mão na massa e construir você mesmo soluções decorativas DIY gastando muito pouco, como móveis de paletes, peças de tricô ou cerâmicas artesanais.
Outra vertente muito explorada é dar novos usos a móveis antigos e deixar seu espaço rústico despojado e criativo.
Cabana Urbana
A decoração rústica lança mão de muitos materiais puros para criar o clima campestre. Sabe quando você você bate o olho em um ambiente ou um objeto e se imagina na floresta, na caverna, no rio? Esse é o espírito da decor rústica, usar os elementos brutos para aquecer e confortar. Uma casa rústica te convida a entrar, é aconchegante.
Para criar um legítimo clima rústico, aposte em pedras e tecidos naturais, couro, cerâmica e madeira, muuuuuita madeira!
Entender e adaptar os elementos rústicos à necessidade do ambiente que está sendo decorado é fundamental para ter espaços funcionais e confortáveis. Não cometa o erro de investir em peças exclusivamente porque são rústicas, sem pensar na funcionalidade e na proporção delas para o seu espaço. O conceito de cabana urbana é lindo, mas antes de mais nada precisa ser bem adaptado à sua rotina.
Madeira, o ícone da decoração rústica
O primeiro elemento no qual devemos investir quando pensamos em uma decoração rústica é a madeira. A madeira é a base da decoração rústica e deve ser bem explorada.
Os materiais com características rústicas possuem uma proximidade maior com a natureza e proporcionam o resgate de memórias afetivas e boas recordações.
Explorar os formatos naturais da madeira valoriza o material e traz muita personalidade ao projeto decorativo. Aproveite, galhos, troncos e raízes respeitando o material e sua beleza natural.
Não precisamos nos restringir o uso da madeira somente aos móveis. A madeira pode ser empregada em elementos estruturais da construção, como pilares, vigas e escadas. Também pode ser usada como revestimento em paredes, tetos e pisos.
A madeira de demolição é outra vertente muito explorada nas decorações rústicas.
Dos dormentes de trem às opções com acabamento polido a madeira de demolição traz qualidade, durabilidade e presença marcante aos projetos decorativos.
As imperfeições da madeira contam parte da sua história e são um registro único de personalidade muito bem vindo na decoração rústica.
Tijolinhos
As paredes de tijolinho também tem espaço garantido nas decorações rústicas.
Seu aspecto bruto e irregular, apresentando a forma pura do material combina muito com o conceito da decoração rústica. Além de trazer o charme do visual inacabado e a personalidade despojada aos projetos.
Se você estiver investindo em um projeto rústico elegante, pintar os tijolos vai ajudar o compor o ambiente de forma mais suave.
Revestimentos na decoração rústica
Já falamos em explorar a madeira como revestimento, mas existem diversas outras possibilidades para revestir paredes em pisos em alguns ambientes e deixá-las mais interessantes.
O revestimento com seixos negros ou claros é um lindo recurso rústico para áreas externas ou molhadas. Pedras brutas, polidas ou filetes também ganham destaque nos revestimentos rústicos.
O ladrilho hidráulico também é uma opção de revestimento rústico muito explorado nesse estilo de decoração.
Além disso temos uma enorme gama de materiais mais modernos, leves, simples e acessíveis que trazem o estilo rústico para a sua casa sem pesar no bolso.
Os pisos cimentícios que imitam madeira rústica e de demolição são uma excelente opção para quem deseja investir no charme da rusticidade em madeira, mas não quer ter trabalho com a manutenção.
Os porcelanatos, pisos laminados e vinílicos que imitam madeira, também são um sucesso na decoração de pisos e paredes, com baixo custo e manutenção.
Os papéis de parede e vinis apresentam uma extensa gama de possibilidades que compõe lindamente com a decoração rústica, incluindo as opções que imitam madeira ou tijolinhos.
Objetos decorativos no estilo rústico
O espírito rústico é antigo, rural e o passado é evidenciado por marcas profundas e gastas, em que as imperfeições são vistas como belas. Os materiais que representam a força do tempo e da natureza são muito explorados na decoração rústica.
O ferro e o cobre são muito presente em objetos decorativos e utilitários no estilo rústico que remetem aos nossos antepassados. A rusticidade está exatamente em ter objetos que remetem a um uso de longa duração.
Materiais terrosos como cerâmica e argila, principalmente com acabamentos brutos também são muito bem vindos.
O artesanato tem espaço garantido na decor rústica, dê preferência a utensílios de origem vegetal e renováveis, como o barro, a palha e as fibras naturais.
O couro é outro elemento muito empregado na decoração rústica, seja em móveis, estofados, tapetes ou revestimentos o couro sempre tem espaço nesse estilo.
A lã e os tecidos naturais como o linho e o algodão equilibram muito bem com rigidez dos materiais brutos e trazem conforto e aconchego.
O vidro, o acrílico e o inox não devem ganhar grande destaque dentro da decoração rústica, mas devem ser usados como contraponto, balanceando e equilibrando a decoração. Os conceitos de contrastes e harmonia são muito importantes para equilibrar o ambiente e criar uma decoração rústica sem deixar seu lar pesado e antiquado.
Presença verde
O uso de plantas na decoração rústica também é um ótimo recurso. A vegetação traz mais vivacidade à decoração. Explore os vasos de barro, pedra, troncos recuperados e dê asas à sua criatividade.
Cores da decoração rústica
As cores na decoração rústica tendem ao natural, tons de verde, marrom, bege e terracota predominam no estilo.
Na decoração rústica o importante é valorizar a resistência do natural, o regresso às origens e criar espaços aconchegantes e acolhedores. Verdadeiros ninhos de proteção onde o conforto é somado a sentimentos como saudade e afeto.
Espero que este post tenha te inspirado a se aventurar pela decoração rústica.
Para você que valoriza suas raízes e o contato com a natureza, confira nossa seleção de produtos rústicos na Loja de Irene e garimpe o seu.
Cadastre seu e-mail e receba mais referências de decor para sua casa:
Beijitos e até a próxima!
Carla Carvalho Ribeiro diz
Não era muito chegada em decoração Rústica, apesar de sempre sentir um pouco mais aconchego em lugares que tem essa decoração. Mas depois dessas inspirações, to gostando mais. Principalmente combinando as cores laranja e marrom.
Marcos diz
Adorei quase tudo