Nunca tive a pretensão de fazer um blog sobre dietas, e continuo não tendo. Já há alguns anos eu estava acima do peso e nos últimos dois anos fazendo alguns esforços para recuperar a forma.
Sempre fui magra, quando mais novinha magra até demais. Depois dos 20, embarquei numa jornada de “engordamento”, de lá até quase os 30, diga-se de passagem recém-completados, ganhei 24kg. Eu tenho 1,74 m e quando cheguei aos 74 kg tomei um susto e decidi mudar.
Algumas pessoas vão dizer “mas isso não é estar gordo”, eu achava que era, meu guarda-roupa provava que era e meu médico concordava que era. Todos esses “era”, pra mim eram suficientes.
Segui as orientações da nutricionista, fiz exercícios, cheguei a tomar remédios (com orientação médica) e até emagreci, passado mais de um ano eu estava com 69 kg. Eu sei….é muito pouco, eu gosto de cozinhar, comer pra mim é um prazer, e eu jacava todo fim de semana. O peso ia e voltava.
Nesse ponto da história minha mãe, já obesa a bastante tempo, teve um problema de saúde em decorrência do sobrepeso. Pra ela a opção era mudar ou mudar. O hepatologista recomendou a Dieta Dukan, e eu a fim de entrar em forma, aproveitei o embalo e fui junto.
Em 2 meses foram 7 quilos eliminados, até eu fiquei surpresa com a velocidade.
Uau! 7 quilos em dois meses! Eu não comecei esse post dando esses números exatamente porque meu objetivo não é fazer algo do tipo “emagreça 5 kg em 15 dias e entre em forma para o carnaval”.
Eu escolhi a Dukan por causa do processo de estabilização do peso, é uma dieta com uma proposta de continuidade. Agora que eu cheguei ao peso que eu quero ter e me estabilizei nele, eu sei o que fazer pra me manter assim. Esse pra mim é o diferencial dessa dieta.
Além disso eu queria uma dieta com a qual eu pudesse conviver com o Fê (noivo). Eu consigo seguir dietas naturebas, cheias de grãos estranhos (e olha que não me refiro a linhaça, chia e quinoa), chás cabulosos e frutas exóticas. Mas daqui a algum tempo, quando estivesse fazendo todas as refeições com o Fê, eu sabia que não ia rolar esse tipo de alimentação. Precisava de uma dieta de convivência viável, com comidas que tivesse em qualquer lugar.
É nesse sentido a Dukan foi nota 10 pra mim.
Agora que já falei demais vamos à dieta.
Vou começar apresentando os prós e contras que eu vejo na dieta.
PONTOS POSITIVOS
- Pode-se comer os alimentos recomendados para cada fase a vontade. Nada de ficar medindo porções nem contando pontinhos. Nada de sentir fome!
- Carne, muita carne! Se você não gosta de carne, a dieta não fica inviável. Mas eu vou ser sincera, se não gosta de carne, pare por aqui. Como eu sempre fui lobinha, pra mim essa é uma ótima parte.
- Programa de continuidade. Essa eu já expliquei lá em cima, ok!
- Almoçar no restaurante é viável. Afinal eu como fora todos os dias.
PONTOS NEGATIVOS
- Tem que cozinhar. Se você é daquelas que não vai pra cozinha de jeito nenhum, vai ser bem difícil. Eu conheço gente que fez a dieta comendo só o que encontrava pronto, mas assim você se restringe ao básico e eu acho que fica muito limitado.
- $$$ É uma dieta um pouco salgada. Afinal os alimentos mais baratos disponíveis geralmente são a base de amido, as proteínas são mais caras principalmente para se manter um cardápio variado.
- Quem tem problema de prisão de ventre vai sofrer um pouquinho, mas pra tudo tem solução.
COMO A DIETA DUKAN FUNCIONA
A Dieta Dukan foi criada pelo médico francês Pierre Dukan e é apresentada em seu livro Eu não consigo emagrecer. Eu vou apresentar aqui o resumo da dieta para que você possa conhecer, mas, se for realmente seguir a dieta não deixe de ler o livro.
O primeiro passo é entrar no site oficial da dieta e fazer o cálculo do seu peso ideal é de quanto tempo você vai permanecer em cada fase.
Faça os calculos aqui
A dieta Dukan consiste em 4 fases: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização.
Ataque – etapa das proteínas puras
O ataque consiste em um período de consume exclusivo de proteínas puras, pode variar entre um e dez dias de acordo com o caso, com o objetivo de criar um efeito metabólico surpresa para o organismo e resultar em uma perda de peso inicial impactante.
Você terá o direito de se alimentar das onze categorias de alimentos que se seguem e dos adjuvantes. O que não estiver nela não é para você e deve ser esquecido por enquanto.
- As carnes magras: vitela, boi, menos o entrecosto e a costela, grelhados ou assados, sem gordura.
- Os cortes: fígado, rins e língua de vitelo e boi.
- Todos os peixes, gordurosos, magros, brancos, azuis, crus ou cozidos.
- Todos os frutos do mar (mariscos e crustáceos)
- Todas as aves, exceto o pato, sem pele.
- Presuntos sem gordura, fatias de peru, frango e porco magros.
- Ovos
- Proteínas vegetais
- Laticínios desnatados
- Um litro e meio de água sem sais
- Os adjuvantes: café, chá, infusões, vinagres, ervas aromáticas, condimentos, especiarias, picles, limão (não em bebida), sal e mostarda (com moderação).
⇒ Vinte minutos de caminhada obrigatória todos os dias.
⇒ Uma colher e meia de sopa de farelo de aveia por dia, consumida como preferir.
Cruzeiro – proteínas + legumes
Nesta fase duas dietas se alternam: um dia de Proteínas puras para cada dia de Proteínas + legumes, até que se atinja o peso determinado.
Conserve todos os alimentos autorizados da dieta na fase de ataque e adicione os legumes e as verduras da lista a seguir, crus ou cozidos, sem restrição de quantidade, de mistura ou horários.
Vegetais permitidos:
tomate, pepino, rabanete, espinafre, aspargo, alho-poró, vagem, couve, cogumelo, aipo, funcho, todas as alfaces, inclusive endívia, acelga, berinjela, abobrinha, pimentão e até mesmo cenoura e beterraba, com a condição de não serem consumidos em todas as refeições.
⇒ Vinte minutos de caminhada obrigatória todos os dias.
⇒ Uma colher e meia de sopa de farelo de aveia consumida como preferir.
⇒ Um litro e meio de água sem sais
Consolidação – etapa de transição
Nesta etapa você já alcançou o peso determinado contudo o organismo tende a voltar ao peso anterior, por isso logo ao final das dietas engordar de novo é fácil. A partir daqui etá o diferencial que falei sobre a Dieta Dukan, o que eu chamo de programa de continuidade.
O método Dukan propõe um cálculo:
10 dias para cada kg perdido
ou seja, no meu caso,
7 kg eliminados = 70 dias de consolidação
Alimentos permitidos na consolidação:
- Todos os alimentos proteicos da fase de ataque
- Legumes da fase de cruzeiro
- Uma porção de fruta por dia, com exceção da banana, da uva e da cereja.
- Duas fatias de pão integral por dia
- 40 gramas de queijo afinado
- Duas porções de amido por semana
- Perna de cordeiro e assado de porco (filé)
⇒ Durante a consolidação é permitido fazer duas refeições completas por semana, com entrada, prato principal e sobremesa, além de uma taça de vinho.
⇒ Duas colheres de sopa de farelo de aveia por dia
⇒ Um litro e meio de água sem sais
⇒ 25 minutos de caminhada.
⇒ Um dia de proteínas (dieta de ataque) por semana, às quintas-feiras, não negociável.
Estabilização
Nessa etapa significa que você alcançou o peso buscado e ficou estabilizado nele, não estando mais sujeito a variações bruscas de peso e podendo voltar a uma rotina normal de alimentação, evitando é claro os excessos.
Condições de estabilização:
Voltar a uma alimentação normal seis dias por semana, guardando como base de plataforma de segurança os alimentos da consolidação.
- Proteger o ensinamento e os reflexos adquiridos ao longo da travessia do método.
- Canonizar o dia-sentinela — a Quinta-feira Proteica — pelo resto da vida.
- Viver como se os elevadores tivessem desaparecido.
- Tomar, todos os dias, pelo resto da vida, três colheres de sopa de farelo de aveia.
- Consumir dois litros de água por dia.
- 30 minutos de caminhada por dia.
Em resumo essa é a Dieta Dukan, que eu testei e aprovei.
Dá trabalho, mas é uma dieta relativamente fácil e muito compensadora. Como eu disse, preparando os alimentos conseguimos uma boa variedade para consumir durante a dieta, e pra mim que sou uma formiguinha aprender a fazer sobremesas diet e sem farinha foi um desafio.
Aqui em casa testamos muitas receitas boas e também muitas que ficaram ruins. Para ajudar vocês, a partir de hoje vou sempre postar algumas receitinhas da dieta que testamos aqui em casa e aprovamos.
Desejo a quem vai seguir a dieta, perseverança e força! Segura a onda aí que dá certo!
Agradecimento especial a minha mãe! Pela companhia na dieta e por cozinhar pra gente! Esses 7 quilos são pra você! Mas como eu sei que você não quer, deixamos eles pra alguma magrela que esteja precisando por aí. (brincadeirinha!)
Se quiser receber no seu email, as nossas receitinhas Dukan que vem por aí, cadastre-se aqui.
Beijos e até a próxima!
Me conta o que você achou?