Um dos primeiros orçamentos que fizemos para a obra, foi para a construção da edícula, onde teremos um lavabo, a lavanderia , meu ateliê e a oficina do Fê.
No Diário de Obra número 5 eu mostrei a planta para vocês, mas acabei não mostrando o projeto da Lavanderia.
Os projetos para a oficina e o ateliê eu ainda não tenho. Vai ficar para depois.
O projeto do lavabo eu mostrei no post sobre a decoração dos banheiros e lavabos. Espero que a lavanderia e o lavabo fiquem bem assim:
A verdade é que ainda estamos beeeeem longe disso, mas vamos falar sobre o orçamento.
Na época que orçamos, o empreiteiro que chamamos pediu 7 mil para fazer a fundação, levantar as paredes e rebocar. Eu achei um absurdo, porque era uma área muito pequena, 18 m².
Resolvemos abandonar a ideia do empreiteiro e fazer nós mesmos. Isso valeu para a casa toda como já contei antes aqui. Mas na edícula como a escala era reduzida, ficou muito claro e a gente poderia confirmar rápido se tinha sido uma decisão correta.
Pensando assim o ideal era termos feito a edícula primeiro, mas não foi isso que rolou. Quando ela ficou pronta já estávamos levantando o segundo pavimento.
Como eu sou a louca que planilha tudo, de orçamentos a nota fiscais, eu sei direitinho o quanto gastamos.
Pasmem! Gastamos 2.737 mirréis para fazer tudo o que foi orçado com o empreiteiro. Isso considerando mão de obra e material, já que no orçamento dele só estava a mão de obra.
Se considerarmos como está na foto, com impermeabilização, hidráulica e cobertura, gastamos 4.754 mirréis. Então desculpa aí empreiteiro, mas você tá meio fora da realidade, né amigo!
Agora é partir para os acabamentos, mas vamos esperar a casa chegar no mesmo nível da edícula para fazer os acabamentos todos juntos.
Espero que você tenha gostado e que as minhas contas animem você a fazer o gerenciamento da sua própria obra. Contudo não se engane, dá muuuuuito trabalho, tem que estar disposto.
Para acompanhar as novidades da obra, deixe o seu e-mail aqui embaixo.
Beijitos e até a próxima!
Fernanda Melo diz
Comigo também foi assim. Eu e meu compramos um imóvel usado e reformamos. Nossa! Quanto sofrimento, estamos caminhando para cinco anos de obra. Mas está valendo muito a pena. De uma casinha pequenina com apenas 1 quartinho (onde dormia eu, meu marido e minhas duas filhas rs). Minha casa está quase completa, com garagem, três quartos, cozinha ampliada, área de serviço). Ainda falta fazer muita coisa, mas valeu cada fase.
nino diz
tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉
Irene Moraes diz
Obrigada pelo carinho Nino! Abraços!