O estilo escandinavo surgiu no século XX em uma região conhecida como Escandinávia, composta por cinco países do norte europeu: Finlândia, Suécia, Islândia, Dinamarca e Noruega.
Com um ar clean, minimalista e um toque contemporâneo, o estilo escandinavo é inspirado nas características do artesanato regional, nas paisagens ricas em lagos, florestas, rios e montanhas. Tudo isso aliado à iluminação natural compõe os personagens principais da decoração escandinava.
O países da escandinávia possuem uma condição climática bem diferente do Brasil, o inverno prolongado tem dias curtos, com muitas horas de escuridão.
O clima quase sempre nublado, faz com que o s escandinavos passem grande parte de seu tempo dentro de casa. Portanto as casas precisam ser acolhedoras e aconchegantes, com cores claras, que trazem luz para os ambientes, além de precisarem ser bastante funcionais.
A decoração escandinava traz para dentro das casas elementos do ambiente externo para deixar os espaços mais humanizados e aconchegantes, valorizando o natural. Elementos como madeira, lã, algodão, pedras e plantas são comuns na decoração estilo escandinavo.
O design escandinavo tem linhas sóbrias, produtos e acabamentos de alta qualidade que transmitem simplicidade e conforto de forma elegante e charmosa.
A arquitetura contemporânea bebe muito da fonte escandinava, elementos dessa cultura estão sendo inseridos em projetos de arquitetura e design por todo o mundo.
O que tem por trás da decoração estilo escandinavo?
O estilo escandinavo de decorar é reflexo do modo de viver, em que a predominância não é dos problemas, mas sim dos bons momentos.
De acordo com a ONU, a Noruega e a Dinamarca aparecem como os primeiros da lista de melhores países do mundo para viver.
No estilo de vida escandinavo a simplicidade está acima de tudo.
O objetivo do estilo escandinavo é criar ambientes intimistas e acolhedores, onde se possa descansar após um dia agitado no trabalho, relaxar ouvindo uma boa música, meditar ou receber os amigos. O foco é a qualidade de vida.
O conceito sueco de Lagom, por exemplo, prega que as compras realizadas devem ser apenas o suficiente para o dia a dia. Nos países escandinavos, você dificilmente encontrará alguém que tenha vários pares de sapato no armário, porque só usa dois ou três.
Conhecido mundialmente como um estilo que preza pela simplicidade, funcionalidade e beleza, o design escandinavo se tornou tendência no universo da arquitetura e decoração.
Em sua essência, o estilo escandinavo busca melhorar a vida cotidiana. Para isso, algumas características devem ser seguidas.
A atmosfera de casa de campo e o clima despretensioso são marcantes no estilo escandinavo.
A proposta decorativa deste estilo é composta por elementos rústicos e naturais, tudo sempre em cores claras, formas simples e sem excesso de detalhes, para valorizar a simplicidade.
No design escandinavo entendemos com clareza como a simplicidade é o último grau de sofisticação.
Menos é mais desde que seja mais a sua cara.
Espaços amplos com um toque personalizado e afetivo, são marcas do estilo escandinavo, que tem características próprias que são inconfundíveis!
A ideia é que os espaços fiquem livres e sejam bem aproveitados.
Poucos móveis e muito conforto, linhas retas com um visual envolvente, um toque rústico da madeira e sofisticação sem pretensão.
A mobília tem design sóbrio, sem muitas curvas, simples como no estilo minimalista. A mesma lógica se aplica aos elementos construtivos, como escadas, por exemplo.
O ideal é atentar-se em criar cômodos funcionais e práticos, com peças modernas e de qualidade, prezando sempre pelo conforto aliado com elegância e criatividade na maneira como os elementos são compostos e conectados entre si.
O estilo escandinavo ganhou muitos adeptos por trazer em sua essência todo o conceito de qualidade de vida do estilo minimalista, mas com padrões mais flexíveis. Aqui a organização não é rígida.
Seja por seu estilo leve, que permite que nossa bagunça seja aceitável, ou por seu baixo custo, a decoração escandinava tornou-se um sucesso.
Existe um charme em alguns elementos estrategicamente “bagunçadinhos”. O aspecto mais livre e despojado é determinante no decoração escandinava.
Quadros no chão, objetos soltos pelo ambiente, iluminação com fios aparentes e cama levemente bagunçada. Aqui pode!!!
Funcionalidade no design escandinavo
Móveis funcionais, peças de madeira clara, itens compactos e espaços livres para a circulação simplesmente não podem faltar nas decorações escandinavas.
O estilo escandinavo tem uma tradição de se esforçar para garantir que todos tenham acesso a um bom design, não apenas a elite.
Como as compras são por necessidade não por impulso, a qualidade é ponto fundamental na hora de escolher o que vai para a decoração em uma casa escandinava. Da mesma forma que você não deve comprar o que não precisa, aquilo que comprar deve ser durável e de qualidade.
O design deve ser atemporal, porque você não fica mudando tudo todo dia.
Os projetos devem manter as características naturais do material de base, enfatizando o propósito e a funcionalidade do móvel ou objeto. Eu chamo isso de design honesto, porque é bom, funcional e tem um preço justo.
Cores ao estilo escandinavo
As cores são um ponto chave desse estilo, pois como ele é originário de países que possuem o dia curto, cores que refletem luz são importantes para deixar os ambientes claros independentemente da iluminação natural.
A paleta nórdica é neutra, composta por cores que inspiram o natural, como branco, bege, nude, off-white e tons naturais de madeira.
Para quebrar a predominância dos brancos nas paredes e móveis, os elementos decorativos ganham cores, mas sempre sóbrias e clássicas, como o cinza ou as candy colors combinando com elementos levemente envelhecidos.
Haja luz!
Os países nórdicos recebem entre 5 e 6 horas de luz solar por dia durante o inverno, isso faz com que a iluminação esteja acima de tudo nos ambientes de estilo escandinavo.
Deixar a luz entrar nunca foi tão importante, é preciso aproveitar ao máximo as poucas horas de luz natural. Os ambientes escandinavos são marcados por muitas e extensas janelas.
Nos projetos as cortinas são evitadas, mas se forem necessárias dê preferência a modelos com tecidos claros e fluidos para não barrar a passagem da luz.
Como a luz natural não é abundante, os projetos de iluminação são muito importantes e apostam em uma iluminação difusa com lâmpadas de luz branca com boa intensidade.
Nada de jogos de luz e sombra, aqui o objetivo é iluminar todo o espaço. Evite luminárias de foco fechado como spots e prefira os plafons.
Pode abusar de pendentes e outros elementos de iluminação secundários para garantir o charme nos ambientes, contudo escolha sempre peças sóbrias e elegantes.
Nórdico porém confortável
A casa em estilo escandinavo é um verdadeiro ninho de aconchego para seu dono.
A estética acolhedora é refletida no uso de colchas, mantas, almofadas pufes e tapetes com tecidos naturais e texturas de toque suave e aveludado.
Os tecidos naturais quebram a frieza do ambiente onde o branco predomina, a lã, o linho e algodão são excelentes opções.
Aposte na delicadeza das tramas de tricôs e crochês, que trazem um visual mais natural ao ambiente.
As fake fur também são vedetes no estilo escandinavo, acolhem, aquecem e dão um charme todo especial a decor.
A madeira é um outro elemento que além de trazer o natural para dentro de casa também deixa os ambientes mais aconchegantes.
Já falamos sobre trazer o ambiente para dentro de casa e por isso as plantas não ficam de fora. Além de reforçar o aspecto natural, elas dão vida e renovam as energias da casa.
As folhagens e pequenos arbustos são muito utilizados, arranjos com folhas secas também encontram espaço na decoração escandinava.
Outra dica para romper com a monotonia do ambiente é apostar em quadros e fotografias, que no geral não ficam pendurados nas paredes. Os quadros podem por exemplo, ficar despojadamente apoiados em móveis, prateleiras ou até mesmo no chão.
Solte seu lado artesão e invista em alguns DIY, pode ser tricô, crochê ou cestarias, elementos artesanais sempre trazem um ar de acolhimento para a decoração.
Declare seu amor pela decoração
Independente do estilo que você escolher para a decoração da sua casa, acrescente toques da sua personalidade ambiente. Sua decoração deve ser única, baseada nos seus gostos e no seu modo de viver. Em outras palavras, sua casa deve ser a sua cara!
Espero que este post tenha te ajudado a conhecer melhor as origens e elementos do estilo escandinavo.
Para você que já decidiu que este é o seu estilo, confira nossa seleção de produtos escandinavos na Loja de Irene e garimpe o seu.
Cadastre seu e-mail e receba mais referências de decor para sua casa:
Beijitos e até a próxima!
Deixe um comentário