O estilo vintage vem da palavra vintage, que é usada para definir algo que seja antigo, acima de tudo de boa qualidade e que é trazido de volta à tona nos dias de hoje e incorporado na decoração atual.
A decoração vintage é cheia de personalidade, mas ao mesmo tempo é saudosa e romântica. Se você é o tipo de pessoa que ama uma decoração romântica, acolhedora e nostálgica, com aquele toque “antiguinho”, então você precisa descobrir os segredos do estilo vintage e começar a aplicá-los hoje mesmo na sua casa.
Vamos começar por entender a diferença entre o vintage e o retrô, e nos libertar dessas amarras.
O vintage é um resgate de mobiliário e itens decorativos originais de uma época, peças que de fato pertenceram ao passado, ou seja, foram produzidas e utilizadas naquela época. Já o retrô é a releitura atual de um estilo passado, são peças atuais produzidas com a aparência das de antigamente.
Há quem diga que em uma decoração vintage não tem espaço para objetos novos e que tudo deve ser antigo, mas vamos ser francos, isso não é nada funcional.
Vai você tentar ter na sua casa somente eletrodomésticos antigos e depois me diga se é possível, ok?
Por isso eu defendo uma decor livre, na qual você se inspira no estilo que quiser e combina da forma que te faz se sentir bem. Portanto, vintage sim, ultrapassado nunca!
Vintage sim, ultrapassado nunca!
Peças de estilo vintage podem ser contrastadas com ambientes modernos, clean, arrojados, e compor espaços únicos, cheios de charme e história. Em outras palavras a originalidade e exclusividade da decoração está exatamente nessas composições de personalidade para os espaços.
Aproveite aquelas peças que você já tem na família e adora, componha com elementos mais atuais que se adaptam bem ao estilo vintage e às necessidades do seu dia a dia. No final com certeza você terá uma decoração intimista com um apaixonante toque de saudosismo e romantismo que só o estilo vintage pode oferecer.
Garimpe seus hobbies
A maioria de nós já teve algum móvel ou eletrodoméstico herdado dos pais, de um avô ou uma tia. Às vezes sem saber como incluí-lo na decoração acabamos deixando de lado.
Se você tem alguma peça que é muito importante para sua história ou para sua família e quer incluí-la na sua decoração, adotar o estilo vintage para um dos seus ambientes pode ser uma boa opção.
Agora se você já gosta do estilo e não tem essas heranças familiares para usar, garimpar peças em brechós, feiras e antiquários é uma excelente opção.
Pense no que você gosta de fazer e escolha elementos que tenham a ver com a sua personalidade. Você pode investir em máquinas de escrever, relógios de parede, eletrodomésticos como batedeiras e liquidificadores, poltronas, sofás, aparelhos de telefone, rádio ou TV.
Se você é fã de vinis, invista em uma linda vitrola vintage e coloque seu amor à mostra na decoração. Se é apreciador de literatura aposte nos livros antigos.
Não importa qual é o seu hobbie, certamente você vai encontrar elementos de estilo vintage que combinem com a sua personalidade.
A decoração vintage é romântica, delicada e cheia de personalidade.
As cores são sempre um elemento chave em um estilo decorativo, e no estilo vintage não é diferente. Cores claras e tons pastéis.
Aposte nos tons rosa, azul, verde e amarelo claro, pode investir nessas cores tanto nas paredes, quanto em elementos pontuais como móveis ou objetos decorativos.
Os tons pastéis para a decoração vintage são cores opacas que apresentam um toque leve e romântico.
As estampas delicadas também são muito exploradas na decoração vintage. Padrões como listras, corações, poás e principalmente os florais são muito bem vindos no vintage.
Luz da manhã
O estilo vintage tem essa envolvente atmosfera campestre pairando sobre os ambientes. Nada melhor para combinar com este estilo do que a luz da manhã entrando pela janela, concorda?
Aproveite a luz natural, invista em cortinas de tecidos leves e suaves para dissipar a luz sutilmente por todos os ambientes.
Para a iluminação artificial, aposte em escolhas que tragam um resultado na mesma linha do que acontece com a iluminação natural. Escolha luminárias com luz difusa e neutra.
Lustres antigos criam um charme todo especial na decoração vintage. Escolha modelos elegantes com metais e cristais.
Os cristais, pérolas e rendas são clássicos na decoração vintage. O vintage se apropria muito bem de elementos do clássico para compor os ambientes. Os boiseries, por exemplo, são elementos clássicos que caem muito bem no estilo vintage.
As paredes no vintage devem sempre ter tonalidades claras e suaves, mas nem por isso ficam sem um toque de personalidade. Use papel de parede com pequenas estampas florais ou adamascados. As paredes de tijolinhos também ganham nova roupagem pintadas de branco ou em tons pastéis.
Os detalhes das paredes podem ficar por conta dos quadros decorativos vintage, que vão desde pôsteres de filmes antigos, até fotos antigas de família.
Não vamos esquecer dos espelhos que tem sempre um charme muito especial. Os bisotês e recortes especiais são muito explorados na decoração vintage. Da mesma forma invista também nas molduras, molduras antigas dão charme vintage a quadros e espelhos.
Peças como abajures, relógios, mesas, cadeiras, poltronas, estátuas, aparadores e arranjos de flores dispostos em vasos ou garrafas de vidro antigo completam a cena vintage.
Decoração com alma de flor
Sim as flores! Flores e plantas são muito marcantes na decoração vintage, além disso elas incorporam a romântica atmosfera campestre com muita delicadeza.
Gaiolas, baús e malas também têm espaço reservado neste estilo.
Utilize louças antigas para compor a decoração vintage. Invista, por exemplo, em toalhas e guardanapos bordados ou com estampas florais, xícaras e bules de porcelana decorada, pratos estampados com pequenas flores e tons pastel.
Porta guardanapos de flores, sousplat de crochê, jogos americanos florais ou bordados. Eleja talheres e copos delicados, escolha arranjos florais campestres, os castiçais e velas também são muito bem vindos na composição da mesa vintage. Sua cozinha estilo vintage agradece!
Por falar em cozinha, uma cristaleira na decoração vintage é a cereja do bolo neste ambiente.
Se a grana estiver curta para investir em eletrodomésticos retrô que combinam com o estilo vintage, improvise envelopando seus eletrodomésticos com cores e estampas que vão deixá-los mais harmônicos.
Alguns móveis também podem ser envelopados ou cobertos com tecido para ganhar novos ares na decoração. Tecidos estampados recobrindo detalhes e partes internas também dão um charme especial, sem deixar o móvel pesado.
Casa é poesia
No mobiliário vintage alguns elementos são muito marcantes como os pés palito, um marco na decoração da década de 50 que voltou com tudo! Se você não tem um móvel antigo, invista em algum com pé palito.
O capitonê e o botonê também são elementos do mobiliário muito presentes na decoração vintage em poltronas, pufes e cabeceiras.
Cabeceiras de ferro são um item de muita estima no estilo vintage. Seja em cores pastel ou em dourado. Elementos em metal dourado como torneiras e pequenos acessórios trazem um glamour que o vintage abraça com muita propriedade.
Os trabalhos artesanais também têm espaço garantido na decoração vintage. Bordados manuais, tricô e crochê podem ser usados sem medo, as técnicas manuais marcaram a decoração das décadas passadas e são um encanto!
Espero que este post tenha te ajudado a conhecer melhor as sutilezas e possibilidades do estilo vintage.
Para você que já decidiu que este é o seu estilo, confira nossa seleção de produtos vintage romântico na Loja de Irene e garimpe o seu.
Cadastre seu e-mail e receba mais referências de decor para sua casa:
Beijitos e até a próxima!
Deixe um comentário