Pesquisamos muito antes de decidir se nós mesmos iríamos gerenciar a obra ou se contrataríamos um construtor. Conversamos com algumas construtoras, com empreiteiros que tinham equipes completas e também com arquitetos e engenheiros que executavam a obra. Recebemos muitas informações e vários orçamentos. Vou tentar passar para você o conhecimento que eu recebi e te ajudar na decisão de contratar ou não uma construtora. Olha que não é uma escolha simples!
Sem dúvida a decisão passa muito pela questão financeira. Um construtor cobra em média 40% do valor da obra. É um custo bastante considerável. No entanto, se você não tiver nenhuma afinidade com o tema da construção pode ser que gaste bem mais do que isso com atrasos na obra, falhas construtivas e refações. Por isso, a decisão de gerenciar a obra sozinho nunca deve ser tomada levando-se em consideração somente o custo.
Contratar um construtor é uma questão de comodidade. Além do conhecimento outro fator muito importante a se considerar na hora de decidir pela opção de construir sozinho é o tempo. Ter tempo para dedicar ao acompanhamento da obra é fundamental.
No nosso caso, optamos por gerenciar a obra nós mesmos. Como eu cresci em uma casa que vive sendo reformada e o Lindinho tem também uma boa vivência de construções na família dele, decidimos economizar e contratar diretamente os prestadores de serviço. Mas não é uma tarefa fácil.
O Lindinho vai à obra todos os dias. Pode até parecer que não, mas é um investimento de tempo muito grande, isso sem falar em todo o tempo que gastamos pesquisando processos produtivos para a obra, buscando fornecedores, orçando e comprando materiais para a casinha. Então pense bem, se além de todas as suas tarefas do dia-a-dia, tem espaço na sua rotina para mais esse montão de obrigações.
Quando a gente pensa só no dinheiro, parece que contratar um construtor não é vantagem, mas temos mesmo que pesar todas as variáveis para ver o que compensa mais. Preparei uma lista de vantagens sobre contratar um construtor ou gerenciar a obra por conta própria para te ajudar.
Vantagens de contratar um construtor:
Maior comodidade, contratando uma construtora você não tem que se preocupar com aprovações de projeto e outras burocracias, não precisa ir à obra todos os dias e nem ficar fazendo compras e orçamentos, sem falar no nível de preocupação com a obra que é bem mais baixo.
Saber o valor exato que irá gastar, se você contratar uma construtora já com todos os materiais incluídos no custo da obra, saberá exatamente o valor da sua construção.
Prazo exato para término da obra, com a construtora o período para execução da obra é firmado em contrato, assim, mesmo que você tenha que lidar com um atraso, ele será indesejado para ambas as partes e por isso o risco é bem menor.
Garantia do trabalho realizado, as construtoras no geral oferecem um período de garantia após o término da obra.
Tranquilidade caso haja algum acidente de trabalho na sua obra, o vínculo do funcionário é com a construtora, não recaindo nenhuma responsabilidade sobre o proprietário da obra.
Vantagens de gerenciar a obra por conta própria:
Menor custo de execução da obra, gerenciando a obra você elimina o custo que teria com a construtora e de saída tem em média uma economia de 40% no valor total da construção.
Ter certeza da qualidade e procedência dos materiais usados na sua obra, como você será o responsável pela compra saberá exatamente quais materiais está usando.
Possibilidade de negociar melhores preços de materiais e serviços, já que você mesmo vai fazer as contratações é possível negociar bem e aumentar a economia na obra.
Escolher os acabamentos exatamente como foram projetados. Num contrato pré-firmado com a construtora, apesar de existir um memorial descritivo detalhado dos materiais, sempre tem alguns limitantes no momento da escolha dos acabamentos, em função do valor orçado. Ou você compra dentro do limite de preço estabelecido pela construtora e nem sempre leva o que deseja ou vai ter que desembolsar uma verba extra para cobrir a diferença.
Maior possibilidade de mudanças durante a execução do projeto, mesmo sabendo que não é o ideal, as vezes alguns ajustes são necessários no decorrer da obra, quando você mesmo gerencia esse é um processo muito mais fácil e sem multas.
Direto vejo algumas vizinhas blogueiras abandonado seus blogs, porque não dá para conciliar as tarefas da construção, com o trabalho, as obrigações diárias e ainda achar tempo para postar.
No nosso caso já aceitei que dormir é luxo e que nem sempre o blog recebe a atenção que merece. Aceitei que entre as minhas 10h diárias de trabalho, obrigações pessoais e tempo dedicado para a casinha, quero continuar tentando manter esse hobby que amo. Estou usando o blog como exemplo, mas antes de decidir administrar a própria construção, considere sinceramente as suas obrigações, para não ficar frustrado depois.
Espero que este post possa te ajudar a tomar uma decisão consciente sobre o gerenciamento da sua obra.
Se você já está construindo, me conta aqui se contratou ou não um construtor.
Para receber mais novidades sobre a nossa casinha, é só deixar seu e-mail aqui embaixo:
Beijitos e até a próxima!
Deixe um comentário