Na primeira conversa que tivemos com o um engenheiro já veio a sugestão: vocês podem fazer laje de isopor no segundo andar, é mais leve e tem mais conforto térmico.
Na época eu, que só tinha vivenciado construções tradicionais no modelo praticado a décadas atrás, já torci o nariz. Isopor? Fala sério quero uma casa pra durar!
Depois vem a pesquisa, o Fê falando, meu pai falando, pergunta daqui, pergunta dali e ok! Saber reconhecer os próprios preconceitos é importante. Se a tecnologia evoluiu também na construção, o melhor que a gente pode fazer é aproveitar, bora lá fazer a laje de isopor.
Conto aqui pra vocês o que motivou nossa escolha pela laje de isopor.
Laje de Isopor
Vamos começar pelo nome, a laje de isopor é conhecida também com laje de EPS. São blocos de isopor de alta densidade que substituem os tradicionais tijolos cerâmicos das lajes pré moldadas e sustentam uma camada de concreto.
É seguro?
A laje de isopor é montada por meio de um sistema nervurado. Este sistema é um dos mais seguros da construção, tanto que permite o uso de poucas vigas e obtenção de grandes vãos nos imóveis. O EPS usado na construção civil é da classe F — que recebe tratamento especial antichamas. Caso o edifício pegue fogo, o isopor não vai propagar as chamas, porque o material se extingue quando exposto a altas temperaturas.
É mais barato?
O material em si tem um custo muito similar ao do tijolo cerâmico, a economia fica por conta da manipulação, aproveitamento de material e redução de estrutura. A laje de isopor é mais leve que as lajes tradicionais e demanda menos vigas, o que exige uma robustez menor da estrutura de sustentação com economia de ferragem e concreto e portanto menos custo de estrutura. As peças da laje de isopor são maiores e mais leves o que confere facilidade e agilidade na montagem da laje, gerando economia com mão de obra. O isopor não quebra no transporte e apresenta maior flexibilidade no corte do material gerando maior aproveitamento das peças e menor custo com desperdício de matéria prima. Além disso o isopor apresenta grande facilidade e agilidade na passagem dos dutos para instalação elétrica.
No geral estima-se um custo total com a laje de isopor, 30% menor do que com a laje em tijolo cerâmico.
É durável?
O isopor é um material durável, resistente à umidade, imune a fungos e bactérias, cupins e apodrecimento. É bastante estável reduzindo as chances de rachaduras da laje. Além de ser um material sustentável, 100% reciclável.
Posso construir em cima?
Sobre a laje de isopor vai uma camada de concreto de no mínimo 3 cm, assim como na laje de tijolo cerâmico. O que muda é o material vedação, no método tradicional tijolo, no moderno isopor, dessa forma fica claro que não existe alteração no funcionamento estrutural da laje. A laje de isopor terá a mesma resistência que uma laje cerâmica.
Quantos quilos a laje aguenta?
A laje de isopor consegue suportar até 370 kg por metro quadrado.
É possível rebocar?
Não é recomendável fazer frisos ou ranhuras no isopor para adesão do reboco, por isso a laje de isopor demanda um chapisco colante especial. Com o uso do chapisco para laje de isopor o restante do processo do reboco é igual ao das demais lajes. Uma boa opção é fazer o forro de gesso rebaixado, assim não é preciso rebocar e existe uma facilidade para as instalações elétricas e hidráulicas.
Vantagem extra
O isopor é um material isolante que proporciona grande conforto térmico e acústico. Quando aplicado na laje garante que a estrutura não absorva altas temperaturas, deixando o ambiente interno fresco no verão. Ao mesmo tempo, durante o inverno, a laje de isopor consegue “prender” o calor dentro do imóvel. O isolamento térmico do isopor é aproximadamente 7 vezes superior que o do concreto normal.
O isopor também funciona como isolante acústico, propriedade que ajuda a silenciar o ruído externo, criando um ambiente ainda mais agradável dentro de casa.
Tentei responder as principais dúvidas, se tiver ficado alguma que não respondi, manda aí. Se eu souber te conto.
Espero que este post tenha te ajudado a decidir qual a melhor laje para você.
Se quiser receber nossas novidades sobre construção, deixe aqui o seu e-mail.
Beijitos e até a próxima!
RAfael diz
Que série incrível Irene! Acompanhei tudo, pois estou querendo fazer uma reforma em uma parte da minha casa, que ficará com 100m2, serão 50m2 por andar. Precisaria fazer todos os procedimentos muito parecidos com os seus. Você pode compartilhar o custo total previsto da obra de vocês? Sei que a casa é muito maior, mas queria ter uma noção, já que você falou que estava controlando tudo! Muito obrigado!.
Irene Moraes diz
Ei Rafael! Tudo bem?
Essa questão dos valores é a angústia de todos ao iniciar uma construção. Pesquisei com vários empreiteiros antes de começarmos aqui, porque queria saber um valor de todo jeito. Nao cknsehui chegar nesse número. Agor que já tive a ecperiencoa de construir,te digo, ninguém dá um número porque a variação de preços em material e mão de obra é gigantesca, além disso, os acabamentos que vc vai escolher serão decisivos no seu orçamento.
Não sei se meus custos vão te ajudar a ter uma visão real para sua obra, mas me mande um email aqui no contato@casadeirene.com.br que compartilho eles com você sim. Espero que possa te ajudar.
Abraços!
Jocileia diz
Bom dia gostaria de mostra mais não tem como mais,gostaria de saber o que é umas coisas que fica na minha laje na parte das correntes que fica entre o isopor uma coisa parecendo nevi mim preocupa muito e quando o tempo esquenta cai fica tudo branco parecendo que caiu nevi nos móveis
Jocileia diz
Bom dia gostaria de mostra mais não tem como mais,gostaria de saber o que é umas coisas que fica na minha laje na parte das correntes que fica entre o isopor uma coisa parecendo nevi mim preocupa muito e quando o tempo esquenta cai fica tudo branco parecendo que caiu nevi nos móveis
Jocileia diz
Bom dia gostaria de mostra mais não tem como mais,gostaria de saber o que é umas coisas que fica na minha laje na parte das correntes que fica entre o isopor uma coisa parecendo nevi mim preocupa muito e quando o tempo esquenta cai fica tudo branco parecendo que caiu nevi nos móveis
Irene Moraes diz
Ei Jocileia! Não sei se entendi bem o seu problema, mas realmente o isopor da laje não pode ficar esfarelando. O Ideal é que tenha um acabamento também na parte interna para a proteção desta laje, como por exemplo reboco ou forro. Dê uma olhada nisso aí para evitar problemas estruturais futuros.
Abraços!
Edmundo Chaparro diz
Qual e o tipo de mixtura que cola cola ou engoma isopor ao tijolo?????
Irene Moraes diz
Olá Edmundo, no caso na laje de isopor, ele não é colado ao tijolo, o bloco de isopor substitui o tijolo cerâmico.
Espero ter te ajudado!