Quando contratamos a arquiteta, ela nos solicitou para auxiliar no desenvolvimento do projeto, o levantamento topográfico e também a informação básica do imóvel.
O levantamento topográfico fornece informações precisas e completas sobre a área do imóvel, que são essenciais para o desenvolvimento assertivo do projeto.
O levantamento determina as dimensões, desníveis, acidentes geográficos, interferências, construções preexistentes, relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, seções transversais, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, tudo isso representado em uma planta.
Além de ser essencial para evitar falhas no projeto e na implantação, o levantamento topográfico acompanhado da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica – ART é também um dos documentos exigidos pela prefeitura para a aprovação do projeto.
Eu fiquei cheia de dúvidas na hora de contratar o levantamento topográfico, pesquisei bastante e também pedi um socorro para a arq. que me deu um apoio.
Vou passar para vocês algumas informações úteis que vão ajudar na contratação.
Mas antes disso, se você nunca viu um levantamento topográfico, olha aí o nosso!
Planimétrico x Planialtimétrico
Existem vários tipos de levantamento topográfico, os mais comuns são o levantamento planimétrico, quando a projeção do terreno é feita em duas dimensões, representando comprimentos e larguras; e o levantamento planialtimétrico, quando são consideradas também as alturas e altitudes do terreno, resultando em planta em três dimensões.
Para a aprovar do projeto na prefeitura o que vamos precisar é o planialtimétrico, que é mais completo.
Quem pode fazer o levantamento topográfico?
O engenheiro agrimensor registrado no Crea e o topógrafo, são aptos a prestar este serviço.
Quanto custa?
O orçamento e o pagamento podem ser feitos por área, por dia ou por preço global, levando em consideração todas as etapas da construção.
Antes do orçamento, é preciso saber de que tipo de levantamento você vai precisar, quais especificações devem ser detalhadas e o nível de precisão dos dados.
No nosso caso, optamos por trabalhar com um profissional freelancer, que nos cobrou o valor de R$500,00. Este valor incluiu o levantamento de uma área de 300 m² com um imóvel construído, e a emissão da ART (R$75,00).
O que deve ter em um levantamento topográfico?
Agora que você já sabe que para fazer o orçamento é preciso informar as especificações, entendeu porque eu fiquei tão perdida.
Mas isso não vai acontecer com você. Anota aí o checklist das informações que vai precisar para orçar seu levantamento topográfico:
Checklist
- Você deve informar o tipo de levantamento. No caso de construção ou reforma, vai precisar de um levantamento planialtimétrico.
- Você deve informar se vai precisar do ART. Caso vá aprovar o projeto na prefeitura, você vai precisar!
- O levantamento deve ter curvas de meio em meio metro. (Essa especificação foi a nossa arq que me passou, ela depende do terreno, é bom confirmar com seu arquiteto).
- O levantamento deve conter todas as interferências do terreno (construções preexistentes, árvores, meio fio, postes e afins). Deve também conter o entorno, no nosso caso o levantamento foi feito até a esquina mais próxima.
- Especifique como será feito o pagamento e quais etapas da obra a equipe de levantamento terá que acompanhar. No nosso caso o acompanhamento não foi necessário.
Cuidados para a execução do levantamento topográfico
Deixe o terreno livre de capim, entulhos, lixo e outros elementos que possam dificultar o levantamento.
É comum que o topógrafo acompanhar algumas etapas da obra para checar se está de acordo com o levantamento.
Isso é tudo de que você vai precisar. Agora pode contratar seu levantamento topográfico sem erro!
Se curtiu essas dicas e quer receber as nossas novidades direto no seu e-mail, é só se cadastrar.
Beijocas e até a próxima!
Deixe um comentário