A conversa aqui hoje é sobre o seu projeto arquitetônico! Isso mesmo, como vai ser o seu projeto?
Aqui no Casa, tenho seguido com várias dicas e orientações para facilitar a vida de quem vai comprar, construir ou reformar. Comecei com a escolha do terreno ou compra de um imóvel pronto, passei pela definição do tipo de profissional que você vai precisar para o seu projeto e orientações para escolha do seu arquiteto (se este for o seu caso).
Se quiser rever as dicas, aí vão os links dos posts:
Desvendando as burocracias para a compra de um apartamento na planta
10 cuidados para comprar um lote
Imóvel novo x imóvel antigo, qual comprar?
Arquiteto ou engenheiro, qual escolher?
10 dicas indispensáveis para escolher seu arquiteto
Conheça todas as etapas do projeto arquitetônico
Hoje a conversa é com quem já está quase decidido, ou já decidiu, o profissional para fazer o projeto e vai começar o famoso briefing.
Oi? Briefing?… Os arquitetos e nós designers, chamamos de briefing aquela reunião inicial feita com o cliente, para alinhar as necessidades e expectativas para a futura casa.
Se você ainda não estiver familiarizado com as etapas que envolvem um projeto arquitetônico não deixe de ler o post Conheça as etapas de projeto.
Definições pré briefing
Antes de fazer o briefing, é muito importante você ter em mente algumas questões referentes à divisão e uso dos espaços da casa. Por exemplo:
Quantos quartos vai ter?
Quantos banheiros?
Vai ter closet?
Vai ter banheira?
Você precisa de uma sala grande? Tem o hábito de receber visitas na sala?
Precisa de uma mesa de jantar com muitos lugares ou prefere um espaço mais compacto?
Gosta da cozinha americana ou prefere essa área menos integrada? Tem o hábito de cozinhar em casa e precisa de espaço adequado? Ou visita a cozinha só pra um café e no máximo faz um miojo?
Tem o hábito de fazer festa e receber amigos em casa ou prefere ampliar as áreas íntimas do imóvel?
Quer ter um espaço dedicado para tv e jogos? Prefere um escritório? Ou não precisa de nenhum dos dois?
Gosta de plantas e quer ter um jardim? Ou prefere uma estrutura que exija menos em dedicação e manutenção?
Faz questão de ter uma varanda no seu imóvel ou prefere ganhar em espaço interno?
Todas essas questões vão ser tratadas na reunião de briefing, por isso, quanto mais ciente do das suas necessidades você estiver, mais assertivo será o projeto.
O Livro de Projeto
Eu sempre bato na tecla de que é importante você saber de qual estilo gosta antes de contratar o projeto. Pesquise referências, veja sites, revistas e portfólios e encontre um estilo pra chamar de seu.
A minha sugestão é que você crie o seu livro de referências de projeto. Pode usar a ferramenta que seja mais fácil para você. Um livro físico de colagens, uma pasta com recortes e fotos, uma pasta de imagens no seu computador, celular ou tablet. O importante é reunir as referências do que você quer e gosta. Assim vai ficar fácil de alinhar os gostos dos donos da casa, e levar para o arquiteto uma amostra clara do que você espera em termos de estética.
O meu livro de projetos era uma coletânea gigantesca de imagens que fui juntando ao longo do tempo em que a gente economizava dinheiro para fazer nossa casa. Quando finalmente chegou a hora de contratar o projeto, muita coisa já tinha mudado na minha cabeça. Tirei um tempo para rever tudo (um tempão porque eram milhares de fotos) separei o que eu gostava e depois sentei com o Fê, juntos alinhamos o que eu gostava e o que ele gostava, para depois irmos para o briefing. Eu preparei um pdf com as imagens e mandei meu “livro de referências” para arquiteta. Olha a minha seleção aí.
A arquiteta gostou, disse que ajudou na conceituação do projeto.
É importante que vocês tenham em mente que são inspirações e não projetos para copiar. Afinal, se você está contratando um projeto, quer receber algo desenvolvido para você e suas necessidades, certo? O seu terreno vai ser diferente, a incidência de luz será outra e o uso da sua família também será completamente diferente. Por isso, pense nos elementos arquitetônicos que te agradam, não se prenda ao projeto como um todo na hora de eleger as referências.
Eu recomendo fazer o livro, porque é uma forma fácil de garantir que o profissional vai entender do que você gosta. Funcionou para mim e espero que dê certo para você também.
Se quiser encontrar várias inspirações lindas para sua casa, vem visitar nosso perfil no Pinterest.
Beijitos e até a próxima!
Vítor diz
Ficou legal nota 4
Irene Moraes diz
Obrigada Vítor! O livro ajudou muito no meu projeto. Abraços!