Hoje o assunto do post é mesa posta! Do café da manhã ao jantar de gala com este post você vai aprender tudo o que precisa para montar mesas lindas com confiança!
Quem não gosta de encontrar uma mesa arrumada com carinho, daquelas que te faz se sentir bem recebida? Parece até que a comida fica mais gostosa, né?
Eu já mostrei pra vocês neste post aqui o meu amor pelas louças! Com coisa simples, você consegue aí na sua casa, montar mesas super fofas e carinhosas para sua família. Pra quem acha que montar uma mesa bem posta é bicho de sete cabeças, pode ficar tranquila! Você só precisa considerar o tipo de ocasião e os pratos que serão servidos, o resto é fácil e eu vou ensinar tudinho aqui!
Café da manhã informal
Para um desjejum mais compacto você vai precisar de um tipo de xícara, um copo para suco, um pratinho que deve ser do tamanho de sobremesa e os talheres, que também são de sobremesa.
Como só irá usar um tipo de xícara, ela pode vir sobre o prato, acompanhada do pires. Ao lado direito a faca, sempre com o corte voltado para o prato, sucedida da colher, neste caso de chá acompanhando a escolha da xícara. Do lado esquerdo o garfo. Os copos ao lado direito e o guardanapo ao lado esquerdo, como na imagem.
Café da manhã formal
Em um café da manhã com frutas, cereais e várias opções de bebidas a composição da mesa fica um pouco mais elaborada, e vai exigir além dos itens anteriores, um bow, e duas variações de xícaras com seus respectivos pires e colheres.
Almoço informal
Para uma refeição simples um prato raso é suficiente, faca à direita (sempre com o corte voltado para o prato) e garfo à esquerda. Os copos devem ser posicionados de acordo com o que for ser servido. Da direita para a esquerda a sequência de montagem é: copo para àgua ou suco, copo para vinho tinto e copo para vinho branco. Se for servir sobremesa o talher de sobremesa deve ser posicionado à frente do prato.
Use toalha ou jogo americano, nunca os dois juntos.
Jantar informal
Para uma refeição em que serão servidos mais pratos, a sequência é sempre prato raso, que pode ser seguido de prato fundo ou consumê, para sopas, ou prato de salada. Os talheres devem ser usados de fora para dentro. Assim se a entrada for uma sopa, depois um peixe e por último uma carne vermelha a sequência de talheres será: à direita, faca de mesa, faca de peixe e colher de sopa; e à esquerda garfo de mesa e garfo de peixe.
Os talheres de sobremesa sempre vêem à frente do prato e seguem a mesma orientação dos talheres de mesa, faca e colher com o cabo voltado para a direita e garfo com o cabo voltado para a esquerda. Não custa lembrar que o corte das facas sempre fica voltado para o prato, sejam elas de mesa, sobremesa, peixe ou pão!
Em um jantar completo você vai encontrar o pratinho de pão, sempre à esquerda. A faca que acompanha este pratinho deve ser usada para passar manteiga no pão. Não parta o pão com a faca, ele deve ser partido com as mãos em pedaços pequenos, um de cada vez.
Jantar de gala – formal
À medida que as refeições vão ficando mais completas e elaboradas mais utensílios vão sendo incorporados à montagem da mesa, mas as regras anteriores continuam sempre valendo.
No jantar de gala a mesa pode ganhar o sousplat, um prato maior que vem abaixo de todos os outros, sua função é proteger os pratos quentes da mesa. Nunca é usado para servir diretamente os alimentos. O sousplat pode ir sobre a toalha ou não.
Caso vá ser servido espumante no jantar, a taça do espumante fica um pouco mais atrás das demais, e pode permanecer na mesa até o final da sobremesa.
Se o jantar tiver lugares marcados haverá uma pequena plaquinha com o nome do convidado a frente do prato.
Em um serviço à francesa, a mesa deve ser posta sem os pratos, já que estes virão montados da cozinha.
Ao terminar cada prato os talheres devem ser deixados no prato, paralelos e com os cabos voltados para a direita ou para baixo. O guardanapo de tecido fica sobre a mesa, amassado mesmo para indicar que foi usado.
Agora que você já sabe as regrinhas para uma mesa bem posta, e só exercitar a criatividade e montar mesas lindas para seus convidados!
Logo, logo trago um post sobre os copos ideais para cada tipo de bebida!
Se quiser receber mais posts como este, é ó se cadastrar:
Bjos e obrigada pela companhia!
Maia diz
Top de linha , gostei muito do detalhes
Gabriella Santos diz
Boa tarde,
Meu nome e Gabriella e quero saber como faço esse desenho de mesa posta?
Patrícia figueiredo diz
Olá! Tenho uma dúvida: como servir os alimentos em uma mesa posta? Os pratos das refeições (arroz, salada, carne) podem ficar na mesa posta? Ou são colocados em uma mesa separada?
Melissa diz
Boa noite! Tenho uma dúvida ! Em um almoço ou jantar em que vou servir frutos do mar de entrada e peixe como prato principal, como devo colocar os talheres? Um só de peixe para ambas as refeições, ou devo colocar o de peixe pro prato principal e o talher normal de entrada? Obrigada!
Irene Moraes diz
Ei Melissa! Que pergunta ótima! O talher de peixe é indicado para quando você for servir peixes com espinha, o formato desse talher auxilia na separação da espinha e do peixe, por isso a faca sem serrilha e o garfo com dentes mais juntinhos. Se você for servir somente frutos do mar e peixe, mais nenhum alimento que demande esforço para cortar, pode usar somente o talher de peixe para ambos os pratos sim. O objetivo da etiqueta á mesa é sempre tornar a vida do convidado o mais fácil e confortável possível, por isso, se um único tipo de talher for suficiente para passar por todos os pratos, simplifique sempre!
No caso de usar um único talher para mais de um prato, sugiro colocar à mesa um descanso de talher, assim seu convidado terá um apoio para repousar seus talheres na troca de pratos.
Espero ter te ajudado! Abraços!
Melissa diz
Perfeito! Muito obrigada pela explicação:)
Simone diz
Adorei, bem explicado e a ilustração é formidável!
Irene Moraes diz
Ei Simone! Que bom que gostou! Esses gráficos quebram o galho né. Bjus