Você vai no mercado, compra aquela bandeja de pimentas lindas e rapidinho perde tudo?
Agora acabou essa história. Hoje tem receita de pimenta em conserva!
Antes da receita, duas explicações:
1- Use sempre vinagre de álcool, porque ele possui um sabor mais acentuado e conserva a cor das pimentas, para que a conserva não fique feia e desbotada. Fazer a conserva em vinagre impede a formação de bactérias ou mofo. O vinagre também permite que a conserva dure mais, podendo chegar a até 1 ano se for armazenada corretamente.
2- Coloque a sua conserva em um pote de vidro. O vidro será melhor esterilizado, contribui para maior durabilidade e resiste a acidez do vinagre.
PIMENTA EM CONSERVA
Ingredientes:
Pimentas da sua preferência
Vinagre de álcool
Dentes de alho descascados
Sal grosso
Preparo:
Antes de qualquer coisa, vamos entender as partes da pimenta.
Existem duas formas de fazer a conserva de pimentas, com elas inteiras ou partidas. As pimentas inteiras conservam sua ardência devido à presença da placenta e das sementes, já as pimentas partidas e limpas não apresentam ardência, pois a polpa só conserva o perfume e o sabor da pimenta. Para conservas de pimentas partidas, opte por um tipo de pimenta em cada conserva. Já para a conserva de pimentas inteiras, pode-se misturar os tipos de pimentas.
Nos dois preparos, retire o pedúnculo das pimentas, lave e seque cada uma delas. Caso vá fazer a conserva com pouca ardência corte a base da pimenta onde estava o pedúnculo, parta a pimenta ao meio e retire a placenta e as sementes.
Escolha o vidro onde vai guardar a conserva, o tamanho do vidro vai depender da quantidade de pimentas que decidir fazer. Use o vidro para medir a quantidade de vinagre de que vai precisar. Leve o vinagre para ferver, assim que levantar fervura, desligue, coloque um pouco de sal grosso e deixe o vinagre esfriar. Esterilize e seque o vidro onde vai guardar as pimentas. Coloque as pimentas no vidro já esterilizado, ponha alguns dentes de alho descascados dentro do vidro junto com as pimentas, isso vai ajudar a dar sabor para a conserva. Se quiser, pode acrescentar outros temperos da sua preferência, como cravo da índia, pimenta do reino inteira…
Cubra tudo com o vinagre fervido já frio, é importante não deixar nenhuma parte das pimentas de fora. Tampe bem e deixe descansar em um lugar sem luz por 30 dias antes de começar a usar.
Para conservar bem as pimentas, mantenha o frasco em local fresco, muito bem vedado e protegido da luz e do calor.
Além das pimentas o vinagre picante também pode ser usado para temperar saladas.
Espero que você goste dessa receita, ter suas pimentas favoritas em casa é sempre um trunfo na hora de dar um toque especial nas suas receitas. Tempero é tudo!
Se quiser mais uma opção de tempero prático para usar nas suas receitas, confira nosso tempero caseiro arrasador, tenho certeza de que você vai gostar!
Para receber nossas receitinhas recém saídas do forno, é só cadastrar seu e-mail
Parte superior do formulário
Beijitos e até a próxima!
Bráulio diz
Muito obrigado pela generosa explicação e receita. E parabéns pela família. Nada me faz mais feliz do que cozinhar para a família.