Um leitor querido me perguntou: como usar tijolos à vista sem ficar over? Quero sugestões!
Aproveitei o embalo e corri pra buscar referências desse acabamento que eu adoro!
Sempre quis ter no meu cantinho uma parede de tijolinhos ao estilo “construção exposta”.
Eu acredito que na decoração, assim como na moda, não rola esse papo de regrinha. Não pode isso, não combina com aquilo… Viver assim é chato! O que vale é o gosto e a alegria da gente.
Eu particularmente gosto do tijolinho, do tipo, eu ia derrubar, mas, estava lindo, então resolvi deixar. O que não significa que eu não curta paredes ou detalhes de tijolinho colocados estrategicamente para valorizar um espaço. O que eu não me agrada muito são aqueles ambientes inteirinhos de tijolinho, acho carregado e monótono.
Pra mim, o tijolinho é destaque! Valoriza e traz personalidade para o ambiente, de um jeito rústico e descolado. Sabe aquele tipo de coisa que pede um contraste? E aí fica a gosto do freguês, os contrastes com o clean e moderno, com o clássico em tons pastel e metálicos ou com a exuberância das cores vivas, todos deixam o tijolinho reinar com ares de atualidade.
Mas chega de papo, porque este post promete 40 inspirações imperdíveis e aí vão elas!
Tijolinho à vista escuro na parede da sala quebra a monotonia.
Em ambientes clean ou, espaços coloridos e composições com estampas, as parede de tijolos à vista são excelente suporte para arte.
Acima, tijolos com acabamento de demolição e instalação com junta cheia (o rejunte fica nivelado com tijolo criando uma superfície plana).
Nesse ambiente o tijolinho à vista cria um excelente fundo para instalação da TV, de cor escura e acabamento opaco, não cansa os olhos e não cria reflexos. Tijolos com acabamento natural e instalação com junta seca (a argamassa não fica aparente).
As paredes de tijolos à vista criam destaque para os itens de estimação, como por exemplo, coleções de livros.
Paredes de tijolinho harmonizam bem em ambientes com cores vivas ou em ambientes com tons pastéis e delicados.
No loft abaixo, a parede de demolição unifica a sala e a cozinha americana.
Nas cozinhas os tijolos de demolição ficam bem, se instalados em paredes que não recebem o fogão, remover a gordura seria impossível.
Nas referências acima, primeiro acabamento natural (impermeabilizado) com instalação em junta cheia. Na segunda imagem tijolos de demolição em acabamento com junta frisada (a argamassa aparece, mas, é retirado o excesso criando uma pequena profundidade entre as peças).
No quarto a parede de tijolos cria um suporte de destaque para arte e valoriza as cabeceiras.
Em banheiros também criam um efeito interessante, só não vale instalar dentro do box! Na primeira inspiração uma parede de demolição, já na segunda revestimento instalado com junta frisada.
Detalhes valorizam qualquer espaço!
Acima foi empregado o acabamento com pátina (o revestimento de tijolinho é pintado e depois lixado e impermeabilizado) para deixar o tijolinho mais leve e criar uma impressão de desgaste quase provençal. A composição com plantas traz vida para o ambiente. Se gostou da ideia de combinar os tijolinhos com plantas, não deixe de conhecer nossa lista de 20 plantas que vivem dentro de casa.
Pra quem gosta do tijolinho mas prefere uma versão mais delicada, pintar é uma excelente opção!
Além do clássico branco, as parede de tijolinhos à vista pintados também se comportam bem com cores vibrantes, tons mais fechados como o grafite ou preto e até acabamentos mais modernos como as paredes ombré.
Já deu pra ver que eu gosto mesmo da ideia dos tijolinhos à vista, né! A dificuldade lá em casa vai ser convencer o lindinho, que não curte o estilo. Não sei como vai ser, mas, no mínimo posso dizer que a parede de tijolinho entra na pauta das negociações! Kkkk
Espero que você tenha encontrado uma referência pra se inspirar!
Se gostou desse post, continue acompanhando nossas novidades e assine para receber as notícias de decoração do Casa.
Quer ver novidades sobre outros temas aqui? É só me contar nos comentários.
Beijos e até a próxima!
Deixe um comentário