Você sabia que existe areia artificial? Será que é mais barata? Substitui a versão natural em igualdade? Será que compensa? Como escolher a areia para a construção?
Eu sinceramente achava que areia era tudo igual, que era só pedir um caminhão e tava tudo certo. Mas a gente já aprendeu que na obra nada é assim fácil né! Então, vamos entender melhor!
Se a areia não for a correta, sua fundação vai ficar ruim, a parede pode ficar instável e o seu reboco com certeza fica uma mer#%*!
O que é areia industrial
Como todo recurso natural, a areia é um material finito e por isso tem se tornado cada vez mais cara. Sua extração tem acontecido em regiões cada vez mais distantes dos centros urbanos, o que contribui para o encarecimento do frete. Uma solução para esse problema é o desenvolvimento da versão industrial, que nada mais é, do que a britagem dos resíduos de mineração como por exemplo mármore triturado e rocha de gnaisse britada, ou seja, brita triturada até virar finos grãos.
Custos
Em termos de custo, onde a opção natural não é encontrada com facilidade, a industrial é uma solução de custo mais baixo.
Areia industrial e natural são equivalentes?
Comparando o desempenho, se tratarmos de uma areia artificial de boa britagem, uniforme e sem muito pó, o desempenho é equivalente.
Em termos de consistência de qualidade, a versão industrial se sobressai à natural. Uma vez que a areia natural sofre com a variação do clima e a industrial não.
Tivemos problemas na nossa obra, por exemplo no período de chuvas. A areia estava com muita lama, porque o rio estava agitado e recebemos uma carga de material de péssima qualidade. Mesmo saindo de uma draga de boa qualidade o clima é determinante no resultado final. Essa variação não acontece com a areia industrial.
Areia industrial compensa?
Cada tipo de material, natural ou industrial, tem o seu desafio. O que vai determinar se compensa ou não para você, é a oferta de material na sua região.
Aqui em Belo Horizonte, por exemplo, eu consegui encontrar areia industrial para venda na escala de construção residencial como estamos fazendo. O custo ainda não compensava. Preferimos trabalhar com a natural.
Já em São Paulo o cenário tem se mostrado diferente, por causa da baixa oferta de areia natural. Muitos construtores tem optado por trabalhar de foma mista com parte natural e parte industrial.
Se você estiver com dificuldades de encontrar areia natural com preço justo, já sabe, a areia industrial é uma concorrente à altura.
Para saber como escolher a brita para sua construção, veja o post Como comprar brita? Tipos de britas e suas aplicações
Receba nossos novos posts no conforto da sua caixa de entrada
Beijos e até a próxima!
Deixe um comentário